Notícia Notícia

Voltar

Controle sua dor de cabeça e viva melhor!

Prevenção

Controle sua dor de cabeça e viva melhor!

No dia 20 de maio, participe do encontro gratuito que comemora o Dia Nacional de Combate à Cefaleia

Você sabia que é possível controlar a dor de cabeça e ter mais qualidade de vida? Para receber todas as orientações, participe do evento do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) que comemora o Dia Nacional de Combate à Cefaleia. O encontro será dia 20 de maio, de 8h30 às 12h, no Auditório 1. Podem participar estudantes, profissionais e pacientes do HUB. Não é preciso se inscrever e a entrada é gratuita!

A programação inclui palestras que abordarão o aspecto multiprofissional do problema, abrangendo as áreas de medicina, nutrição, fisioterapia e terapia ocupacional. Já as atividades práticas levarão vivências em meditação, dança circular, educação física e yoga. “Há várias formas de prevenir a dor, tanto com tratamento medicamentoso quanto com medidas que podem ser aplicadas no dia a dia”, explica o neurologista responsável pela Unidade do Sistema Neuromuscular do HUB, área promotora da iniciativa, Luciano Talma Ferreira. 

A cefaleia, termo usado para a dor de cabeça, é uma das condições mais incapacitantes do mundo, prejudicando o desempenho das atividades rotineiras e ocasionando perda de horas de trabalho e de lazer. De acordo com o médico, a dor de cabeça tem várias causas e pode ser sintoma de uma doença mais grave, como tumor cerebral ou derrame, mas o mais comum é que ela seja a própria doença, a exemplo da enxaqueca, que atinge 15% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O importante, segundo Luciano, é procurar ajuda médica e não se automedicar, o que pode agravar o problema. Mas como saber quando procurar tratamento? “Se a pessoa apresentar três episódios de dor de cabeça por mês, nos últimos três meses”, responde o médico. 

Confira a programação!
Dia Nacional de Combate à Cefaleia
20 de maio de 2019 | 8h30 às 12h
 Auditório 1 do HUB (SGAN 605 Av. L2 Norte)

Horário

Atividade

8h30

Boas-vindas

8h50

Orientações médicas, com o neurologista Luciano Talma

9h10

Vivência de educação física, com Lidiane Tavares da Silva

9h30

Orientações da nutrição, com Thaís Muniz Montalvão Sousa

9h50

Coffee break

10h10

Vivência de dança circular, com Izabel Zago (professora de danças transculturais dos povos)

10h30

Orientações da fisioterapia, com Camilla Apolinário

10h50

Vivência de yoga, com Shirley Pereira (terapeuta ayurveda e professora de kundalini yoga)

11h10

Orientações da terapia ocupacional, com Yara Helena Paiva

11h30

Vivência de meditação, com Maria Cristina Rodrigues (membro do Centro Budista Bodisatva)

Assessoria de Comunicação do HUB