Notícia Notícia

Voltar

Conheça as principais realizações do HUB em 2019

Relatório de gestão

Conheça as principais realizações do HUB em 2019

Ano foi marcado por avanços e desafios nas áreas de gestão, assistência, ensino e pesquisa

Um ano marcado pela racionalização do uso dos recursos e pelo comprometimento com a melhoria dos serviços. O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) encerra 2019 com avanços nas áreas de gestão, assistência, ensino e pesquisa. O balanço das principais realizações está no Relatório Anual de Gestão, já disponível para acesso aqui no site.

O documento exibe dados parciais, mas com projeções que permitem a visualização do ciclo completo de 12 meses. Entre os destaques, estão o alcance de 80% no grau de conformidade de implantação das ferramentas do Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar, o cumprimento de 97% das ações do Plano Diretor Estratégico (PDE 2017-2021) e o crescimento do faturamento, resultado do aumento da produção e da qualificação dos processos de trabalho.

Os consultórios itinerantes de oftalmologia e odontologia, por exemplo, ampliaram em 49% o número de atendimentos oferecidos. Na diálise, o aumento foi de 23% ao se comparar com 2019. O número de procedimentos cirúrgicos cresceu 10%, os partos registraram crescimento de 63%, já os transplantes de córnea, 93%.

Em 2019, o HUB iniciou obras importantes, como a reforma e ampliação da Unidade de Processamento e Materiais Esterilizados (UPME) e a construção da nova subestação de energia elétrica. O hospital concluiu a readequação do espaço físico dos Setores de Suprimentos e de Engenharia Clínica, com a centralização dos almoxarifados. 

A educação permanente ganhou força com várias oficinas realizadas ao longo do ano, incluindo atividades de fortalecimento e qualificação das residências. Outro destaque foi o início do projeto de implementação do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS).

Esses e outros dados foram apresentados dia 17 de dezembro pela superintendente do HUB, Elza Noronha, em reunião conjunta dos Colegiados Ampliado e Executivo e do Conselho Consultivo. “Ainda temos muitos desafios, mas estamos comemorando a maturidade da gestão e o crescimento institucional, reflexo do trabalho de todos”, disse, ressaltando o apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e da Universidade de Brasília (UnB) para a conquista de todos os resultados.

Conheça todos os destaques do HUB. Leia o Relatório Anual de Gestão 2019!

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB