Notícia Notícia

Voltar

Festas de Natal alegram pacientes e funcionários

Confraternização

Festas de Natal alegram pacientes e funcionários

Vários setores anteciparam as comemorações de fim de ano com música e atividades especiais

Quem disse que hospital não é lugar de festa? Pelo menos no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) isso não é verdade, principalmente quando estamos perto do Natal. Nos últimos dias, vários setores do HUB organizaram confraternizações para alegrar pacientes e funcionários do hospital.

Na Unidade de Oncologia, teve lanche, música, dança, coral e entrega de brindes. A confraternização foi organizada pela Liga de Fononcologia da Universidade de Brasília (Lafo/UnB), em parceria com estudantes, professores e a Associação de Voluntários do HUB. “A confraternização fecha um ano de trabalho dedicado ao cuidado humanizado, com muita garra e dedicação", afirmou a professora de fonoaudiologia Cristina Furia.

O paciente Herbert dos Santos, de 54 anos, trata um câncer de cabeça e pescoço há três meses. Ele fez uma apresentação de violão e agradeceu o carinho da equipe durante o tratamento. “Muitas pessoas fazem o trabalho que vocês fazem, mas nem todos fazem como vocês fazem. O remédio cura, mas o carinho, a dedicação e o amor confortam. E vocês fazem esse trabalho, muita gratidão”, disse Herbert.

Maternidade
No dia 17 de dezembro, teve festa também para as mães internadas na maternidade. Para alegar o ambiente, elas se embelezaram com os serviços de cabeleireiros e maquiadores e participaram de sorteios de brindes e de enxovais para os bebês. Também teve um sorteio especial para a equipe que trabalha no setor. “É muito bom se maquiar, ganhar presente. Já estou aqui há uma semana, deu uma animada”, comemorou a dona de casa Michele Barros, mãe da pequena Alice de cinco dias.

A festa foi organizada pela Associação de Voluntários do HUB. “As mães se sentem acolhidas. Quando levamos nosso amor e profissionais da beleza, elas recuperam a autoestima, se sentem amadas e têm mais forças para enfrentar as dificuldades”, afirmou Daniele Ferreira, coordenadora da associação na maternidade.

Endocrinologia pediátrica
As crianças com diabetes em tratamento no HUB também ganharam uma festa especial. Realizada há cerca de 15 anos, a confraternização já virou tradição. No dia 9 de dezembro, os pacientes e familiares participaram de um lanche diet, com tudo que eles podem comer. A festa foi organizada pela equipe do setor e contou com a participação especial do Papai Noel, que entregou presentes para as crianças. 

“Sabendo da importância da relação médico-paciente, da complexidade do cuidado da criança com diabetes e da necessidade contínua de apoio a essas famílias, realizamos anualmente nossa tradicional festa de Natal. Tudo é preparado com cuidado especial e o Papai Noel ajuda a animar a festa”, contou a endocrinologista pediátrica Renata Santarem.

Outras confraternizações
As crianças acompanhadas pela equipe de dermatologia também já comemoraram o Natal. Na festa organizada pela Associação de Voluntários do HUB, teve lanche, sorteio de brindes e a participação da Mamãe Noel e de algumas palhacinhas para alegrar a criançada. Os voluntários prepararam outra festa para as pacientes com câncer, que receberam um presente para a autoestima com a presença de maquiadoras, sorteio de brindes e doação de lenços, perucas e roupas. Nas unidades de Transplante e Atenção à Saúde do Idoso, na Hemodiálise e na Pediatria também teve confraternização entre a equipe e os pacientes. 

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB