Notícia Notícia

Voltar

HUB conhece software desenvolvido no HU-Furg

Gestão de leitos

HUB conhece software desenvolvido no HU-Furg

Sistema foi criado por equipe vencedora de evento de inovação chamado Hackathon

Nessa quarta-feira (13), o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) recebeu a visita dos idealizadores de um software para gestão de leitos que deve ser implantado no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., vinculado à Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Foi um momento de troca de experiências. “Eles têm experiência em aplicativos para gestão de leitos que podem facilitar o trabalho e nós também estamos mostrando como estamos fazendo nossa gestão aqui”, explicou a chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HUB, Micheline Meiners.

O aplicativo surgiu em um evento realizado no HU-Furg chamado Hackathon, que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software. O hospital identificou as principais deficiências da instituição e as equipes participantes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação, graduados e pós-graduados, apresentaram soluções. O projeto para a gestão de leitos foi o vencedor.

O evento foi reconhecido pela Ebserh como uma Iniciativa de Valor, reconhecimento voltado aos hospitais da rede por ações que se destacam pelo alinhamento com os valores organizacionais da instituição, como ética, transparência, sustentabilidade, valorização de pessoas, humanização, trabalho em rede e inovação. 

“A iniciativa é inovadora. Visitamos o HUB para saber se a experiência desenvolvida por eles é aplicável ao hospital para depois pensar como desenvolver e lançar para a rede”, afirmou o chefe de Serviço de Gestão da Inovação e Cooperações da Ebserh, Franco Marçal. “A possibilidade de divulgar essa experiência para os hospitais pode proporcionar a construção de um produto para a rede”, acrescentou o chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HU-Furg, Luis Fernando Guerreiro.

Sobre o software
O sistema chamado Regula HU pode ser acessado de celulares, tabletes ou notebooks e faz a regulação inteligente de leitos, incluindo informações sobre ocupação, alta do paciente, custos da internação, tempo de permanência, visualização informatizada do Kanban (ferramenta utilizada para sinalizar o tempo de permanência dos usuários) e necessidade de higienização do leito.

O sistema emite alertas de pendências para as equipes assistenciais e tem a possibilidade, que será avaliada, de integração com sistemas como o AGHU (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários). Esta ação facilita o acesso às informações de todos os leitos em apenas uma tela. “A visita ao HUB fortalece nossa ideia e ajuda a pensar em outras medidas para aprimorar ainda mais o sistema”, garante Fernando dos Santos, integrante da equipe idealizadora do software.

Assessoria de Comunicação do HUB