Notícia Notícia

Voltar

Inaugurada nova clínica de ensino odontológico

Ampliação

Inaugurada nova clínica de ensino odontológico

Unidade de Saúde Bucal ganha 18 novos consultórios para atendimentos e prática de estudantes

Brasília (DF) – “Prestar assistência e formar profissionais, esses são os nossos dois mais importantes pilares”. A frase do novo vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Eduardo Vieira, resumo os principais ganhos do Hospital Universitário de Brasília (HUB), dos estudantes e da população nesta quinta-feira (14) com a ampliação da clínica de ensino odontológico. 

O novo espaço, que fica no subsolo da unidade de saúde bucal, ganhou 18 consultórios para a prática clínica dos alunos de graduação em odontologia da UnB, três banheiros, uma recepção e várias salas de apoio. Agora, o HUB passa de 41 consultórios para 59, mais amplos e modernos, trazendo melhoria direta no ensino, já que recentemente houve aumento na oferta de vagas para o curso de odontologia. A cada semestre, 30 novos alunos iniciam atividades práticas no serviço. Diariamente, atuam no local em torno de 80 estudantes de graduação.

“É muito bom começar uma nova gestão vendo as coisas boas que têm sido feitas para tê-las como incentivo e melhorar ainda mais. O diferencial dos nossos hospitais, a missão maior e mais nobre, é formar novos profissionais. Por isso vamos incentivar e cada vez mais dar condições aos nossos hospitais para serem centros formadores de excelência, que também prestam assistência à comunidade”, reforçou o vice-presidente.

Modernização de grande impacto

Entre as principais melhorias estão o aumento do tamanho dos boxes de atendimento, segurança, acessibilidade, melhor iluminação e ventilação, climatização do ambiente, economia de energia elétrica com sensor de presença nos banheiros e instalações que possibilitam realizar videoconferências.

“É um grande momento de integração de ensino e serviço. Estamos muito felizes de poder ser instrumento de uma proposta desta grandeza, que vai impactar e contribuir na vida de tantas pessoas”, analisou a superintendente do HUB, Elza Noronha.

A obra durou um ano e meio e foi realizada por meio da contratação de empresa de engenharia via licitação pública, responsável pela elaboração do projeto, aprovação junto aos órgãos fiscalizadores e fornecimento de material e mão de obra. O valor do investimento foi de aproximadamente R$ 1 milhão, viabilizado por meio de emenda parlamentar.

Ainda foram compradas cadeiras e aparelhos odontológicos, totalizando investimento de R$ 283 mil vindos do Ministério da Saúde. Já o mobiliário, como mesas, armários e estantes, foi viabilizado pelo próprio HUB, com o reaproveitamento de materiais já existentes no hospital.

A reitora Márcia Abrahão comemorou a inauguração do novo espaço. “O HUB é, provavelmente, um dos braços da Universidade de Brasília que gera mais impacto para a população do Distrito Federal e Entorno, onde desempenhamos com plenitude atividades de ensino, pesquisa e extensão”, destacou. "É uma alegria saber que nossos estudantes e professores da Odontologia poderão contar com mais essa estrutura", acrescentou.

A Unidade de Saúde Bucal do HUB

Além dos 59 boxes da graduação, o HUB tem outros 14 consultórios que são destinados ao uso do serviço de odontologia. Em média, a unidade realiza 3,3 mil atendimentos por mês. A população também tem acesso à especialidade por meio de dois consultórios itinerantes, que ficam na Administração do Itapoã e no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) do Paranoá. A equipe da Unidade de Saúde Bucal é composta por 50 trabalhadores, entre dentistas, profissionais administrativos e técnicos em saúde bucal, radiologia e prótese dentária.

“Temos novos consultórios, ambiente climatizado, espaços para estudo de caso, gerador, locais para projeção do consultório para salas de aula, maior conforto para pacientes e estudantes. Todos ganham com esta entrega”, finalizou o Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, professor Laudimar Alves de Oliveira.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh