Notícia Notícia

Voltar

HUB realiza atividades sobre saúde mental

Cuidado

HUB realiza atividades sobre saúde mental

Programação foi preparada em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental

Durante todo o mês de outubro, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) realizou diversas atividades para sensibilizar funcionários, residentes e estudantes sobre a importância de cuidar da saúde mental. A programação foi preparada em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, e incluiu palestras, práticas integrativas e a análise de um filme. O tema central dos debates foi “Como vai a sua saúde mental?”.

“A proposta era promover atividades para produção do conhecimento e sensibilização sobre a Saúde Mental, além de momentos de cuidado. Precisamos nos cuidar para cuidarmos do outro. Assim, vamos tecendo uma rede de cuidados”, afirmou a enfermeira Raquel Celedônio, que participou da organização do evento.

A programação foi preparada pela Unidade Psicossocial, em parceria com o Projeto Cuidando do Cuidador, criado há cerca de um ano para promover ações de bem-estar aos trabalhadores e residentes do HUB. As palestras também tiveram como foco sensibilizar os funcionários sobre a importância de reconhecer o sofrimento psíquico. 

Os temas dos debates foram saúde mental no âmbito do trabalho, desafios contemporâneos, manejo da crise psíquica, estratégias de despatologização e saúde mental e gênero. Os funcionários, residentes e estudantes também tiveram a oportunidade de participar de práticas integrativas, como yoga, consciência corporal e massoterapia.
       
“As palestras permitiram grande aprendizado e as oficinas foram um espaço importante de autocuidado, contribuindo para melhorar a qualidade da minha assistência no âmbito da saúde mental”, disse a terapeuta ocupacional Helenice Vespasiano. “É um tema que me interessa muito, pois existe muito preconceito e desconhecimento até mesmo entre profissionais de saúde”, completou a psicóloga Pollyana Santos.

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB