Notícia Notícia

Voltar

HUB realiza seminário sobre doação de órgãos

Evento

HUB realiza seminário sobre doação de órgãos

Encontro também debateu o transplante e reuniu estudantes e equipe multiprofissional da instituição

Sensibilizar estudantes e profissionais sobre a importância da doação e do transplante de órgãos. Foi com esse objetivo que o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) realizou, no dia 27 de setembro, um seminário sobre o tema. O evento ocorreu no Dia Nacional de Doação de Órgãos e reuniu estudantes e funcionários da equipe multiprofissional do HUB. “O evento foi bastante enriquecedor. Sensibilizar estudantes e profissionais da área de saúde sobre a temática, tornando-os multiplicadores, foi gratificante”, afirmou a enfermeira Sâmia Jucá Pinheiro, responsável pela organização do evento. 

Durante o seminário, foram discutidos temas como por que transplantar, diagnóstico de morte encefálica e indicações e contraindicações do transplante de córnea. Os participantes também assistiram a uma apresentação de teatro da Companhia Bernardo Felinto, com a participação da enfermeira do HUB Lucianne Andrade, e acompanharam o depoimento de dois pacientes transplantados.

“O evento nos conscientizou sobre a importância de doar e deixar claro aos familiares sobre esse desejo, podendo aumentar as chances de aceitação da família em um momento delicado para uma decisão sobre doação de órgãos”, disse a enfermeira Bianca Mendes. “O seminário trouxe reflexões valiosas, até já escrevi no meu perfil do Instagram que sou doadora de órgãos. Gostei demais”, garantiu a enfermeira Raquel Celedônio.

O seminário contou com as presenças dos chefes da Unidade de Transplante, Rômulo Maroccolo, e do Setor de Urgência e Emergência, José Fábio Neves, do diretor de Atenção à Saúde da Ebserh, Giuseppe Cesare Gatto, da enfermeira da Central Estadual de Transplante, Camila Vieira Hirata, e do responsável técnico pelo transplante de córnea, Leonardo Capita.

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB