Notícia Notícia

Voltar

Obra ampliará oferta de energia elétrica

Investimento

Obra ampliará oferta de energia elétrica

Serão construídas no HUB uma subestação central e duas menores, além da reforma de duas existentes

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) formalizou um contrato de objetivos com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a construção de novas subestações de energia elétrica. O documento foi assinado na última sexta-feira (23) pela superintendente do hospital, Elza Noronha, e pelo presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira. 

O investimento até a finalização da obra será de R$ 15,6 milhões, viabilizados por meio de repasses do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitário Federais (Rehuf). “É um marco importante para nós, porque é justamente essa estrutura que dará toda a sustentação energética para que possamos construir outros prédios e também qualificar a infraestrutura do HUB”, disse a superintendente.

O projeto prevê a instalação de uma subestação central e duas menores, além da reforma de duas já existentes que, por serem antigas, requerem modernização. A obra trará sustentabilidade, ampliação da oferta de eletricidade e melhoria da qualidade da energia entregue ao hospital.

Outra novidade é a implantação de um gerador elétrico para emergências. Em caso de falta de luz, o antigo equipamento abastecia as áreas críticas; agora, haverá cobertura em todo o HUB.

“O objetivo não é ampliar salas ou imóveis. Eu quero ter a melhoria daquilo que já possuímos. Não adianta ter mais prédios sem uma infraestrutura digna. É o que faremos aqui, em um hospital tão importante quanto o HUB”, afirmou o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira.

Mais investimentos
Em visita ao HUB, os gestores da Ebserh conheceram a área destinada à subestação central e outro espaço que passa por reforma: a Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados (UPME), responsável pela limpeza e distribuição interna de todos os artigos e materiais utilizados na rotina diária do hospital.

A obra também recebeu repasses do Rehuf e a expectativa é de terminar no final deste ano, antes do prazo estipulado inicialmente. O local contará com ampliação do espaço físico e novos equipamentos, que possibilitarão modernização e maior agilidade no processo de esterilização, melhores condições de trabalho aos funcionários e assistência segura ao paciente.

Saiba mais
Subestação é o conjunto de equipamentos necessários para receber energia elétrica da concessionária, neste caso da Companhia Energética de Brasília (CEB), assegurando o funcionamento do hospital. Já o contrato de objetivos é um documento que estabelece o compromisso do HUB em concluir a obra, para que haja a liberação dos recursos necessários por meio do Rehuf, programa gerido pela Ebserh.

Imagens:

Com informações da Coordenadoria de Comunicação da Ebserh