Notícia Notícia

Voltar

Participe de workshop sobre técnica para solução de problemas em saúde

Design Thinking

Participe de workshop sobre técnica para solução de problemas em saúde

Inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 15 de janeiro

Sabe aquele problema que não sai da sua cabeça e que você não consegue solucionar? Agora imagine uma abordagem em que você consiga enxergá-lo de diferentes formas e propor soluções inovadoras mais facilmente.  Isso será possível com a implementação do Design Thinking na Rede Ebserh. A iniciativa faz parte do Projeto Big Data e Inovação em Saúde, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), viabilizado por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde (MS). Para participar, é só se inscrever até o dia 15 de janeiro no workshop que será realizado em Brasília nos dias 28, 29 e 30 de janeiro. 

As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, por profissionais da própria Rede Ebserh, estudantes e professores de todos os cursos da Universidade de Brasília (UnB) e profissionais de saúde vinculados às Unidades da Rede de Atenção à Saúde (RAS) que sejam conveniadas à UnB. Serão oferecidas 36 vagas e a capacitação será conduzida por profissionais do Hospital Albert Einstein, referência em gestão de saúde e executor do projeto.

A divulgação do resultado da seleção e a comunicação aos inscritos serão realizadas no dia 21 de janeiro. Acesse o edital completo e clique aqui para se inscrever. Saiba mais acessando a página do projeto.

Workshops
Além do encontro de Brasília, serão realizados outros dois workshops durante o ano de 2020:  no Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR/Ebserh), de 7 a 10 de julho, e no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG/Ebserh), de 20 a 24 de julho. Outras duas unidades da Rede Ebserh iniciaram, em 2019, a implementação da metodologia de Desing Thinking: os hospitais universitários de São Luís (HU-UFMA/Ebserh) e de Petrolina (HU-Univasf/Ebserh). Para a participação nos workshops, serão formados grupos com a composição definida pela organização, com o objetivo de promover uma participação heterogênea com relação à experiência profissional e formação acadêmica dos participantes.

De acordo com o coordenador de Estratégia e Inovação da Rede Ebserh, Leandro Ambrósio, os workshops fazem parte de um conjunto de iniciativas que a instituição promoverá no próximo ano, visando o fortalecimento do ambiente de inovação organizacional. “Para isso, convidamos os estudantes, docentes e colaboradores da Rede para que possam contribuir com o aperfeiçoamento dos nossos processos administrativos, assistenciais e de ensino. Dessa forma, poderemos fazer mais e melhor para a população brasileira”, declarou.

Saiba mais
O Design Thinking é a abordagem centrada no ser humano para a inovação e solução de problemas complexos, que se baseia num conjunto de metodologias para integrar as necessidades das pessoas às possibilidades da tecnologia e aos requisitos para o sucesso dos negócios. Considera diferentes perspectivas, pontos de vista complementares, explora novos contextos e olha para todos os aspectos contraditórios do problema, em busca de soluções.

No livro Taking Design Thinking to School, a codiretora do programa de Design Thinking do Smith College, Zaza Kabayadondo, e a professora da Universidade de Stanford, Shelley Goldman, explicam que o que mais atrai no Design Thinking é a proposta de que qualquer um pode aprender a desenvolver a técnica. “A promessa democrática do Design Thinking é que, uma vez que ele tenha sido dominado, qualquer pessoa pode redesenhar os sistemas, infraestruturas e organizações que moldam nossas vidas”, explicam.

No Projeto Big Data e Inovação em Saúde, do qual participam hospitais da Rede Ebserh, o objetivo é incentivar e apoiar o empreendedorismo e a inovação, além de estimular estudantes, professores e profissionais da área da saúde e de outras áreas (Comunicação, Marketing, Tecnologia da Informação, Negócios, entre outros) a desenvolverem projetos inovadores que visem o fortalecimento do SUS e a melhoria da assistência à saúde. Portanto, pelo projeto, foram incluídas atividades nos hospitais da Rede, ampliando o alcance dos resultados pretendidos originalmente pelo Ministério da Saúde. A parceria entre a Ebserh e o ministério fortalece ambas as instituições e beneficia os usuários do SUS, com a otimização de esforços e recursos públicos.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh