Notícias Notícias

Voltar

HUB entrega novas instalações da Farmácia

Evento

HUB entrega novas instalações da Farmácia

Setor foi modernizado após reforma, ampliação e aquisição de novos equipamentos

As Unidades de Farmácia Clínica e de Abastecimento Farmacêutico do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), conhecidas por Farmácia Hospitalar, funcionam a todo vapor e vêm passando por transformações. O setor recebeu novos equipamentos, passou por reforma de ampliação e modernização de infraestrutura e aumentou o quadro de colaboradores, com a contratação de profissionais. É essa nova farmácia, mais moderna e pensada para atender cada paciente de forma individualizada, que será inaugurada no dia 27 de outubro (terça-feira), às 10h.

Durante a inauguração do novo espaço, os convidados poderão fazer visita a todos as áreas da farmácia e conhecer como funciona a montagem dos kits de medicamentos, um diferencial que torna o setor referência no Distrito Federal.

“A reestruturação e ampliação foram importantes para a melhoria dos processos, desde o armazenamento até a dispensação, por dispormos de uma estrutura física apropriada”, afirma o chefe do Setor de Apoio Terapêutico, Bruno Gedeon.

Para o superintendente do hospital, Hervaldo Sampaio Carvalho, a inauguração representa o avanço na gestão farmacêutica do HUB. “Essa é uma nova etapa de funcionamento do serviço, que não abrange apenas a adequação da infraestrutura física, mas a modernização de processos e a aquisição de equipamentos”, afirma.

A cerimônia de entrega do novo espaço contará com as presenças de autoridades do HUB, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e da Universidade de Brasília (UnB). O evento tem o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Hospital da Universidade de Brasília (FAHUB).

A farmácia
A montagem dos kits de medicamentos é feita por meio de uma máquina unitarizadora. O equipamento separa cada unidade do produto em uma embalagem plástica, que contém dados relacionados ao nome, à dosagem e à apresentação do remédio, além de um código de barras para conferência dessas informações. 

Os kits contêm os medicamentos necessários para cada paciente, separados e selados por horário de uso, seguindo a prescrição médica. Também são montados kits para a realização de cirurgias. Para cada procedimento, é entregue uma embalagem plástica com todo o material necessário para a anestesia.

Desde que o sistema foi adotado, as unidades de farmácia do hospital dispensam apenas o quantitativo de medicamentos suficiente para um dia. A equipe também faz visita diariamente nas diversas clínicas do HUB, recolhendo os remédios que não foram utilizados pelos pacientes e racionalizando os custos do tratamento medicamentoso.

O HUB também padronizou os carrinhos de emergência e as caixas chamadas psicobox, que contêm medicamentos psicotrópicos e controlados que precisam ser armazenados de forma diferenciada. As psicobox do HUB estão lacradas e os medicamentos só são repostos quando usados e com prescrição médica. 

O trabalho na farmácia conta, ainda, com uma atuação diferenciada dos farmacêuticos. Os profissionais do HUB participam ativamente das discussões e decisões sobre o tratamento e os procedimentos que devem ser adotados para cada paciente.

Serviço
Entrega das novas instalações da Farmácia Hospitalar do HUB
Data: 27 de outubro (terça-feira)
Horário: 10h
Local: Subsolo da Unidade 2 do HUB (L2 Norte, 605)

Assessoria de Comunicação do HUB