Notícias Notícias

Voltar

HUB recebe 213 novos alunos para disciplinas práticas e estágios

Acolhimento

HUB recebe 213 novos alunos para disciplinas práticas e estágios

Estudantes da UnB conheceram o hospital e participaram de atividades de integração

É o início de uma nova etapa na formação de 213 alunos que participaram das atividades de acolhimento no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) nessa quinta-feira (15). São estudantes da Universidade de Brasília (UnB) dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição que dão início às aulas práticas previstas nos currículos de graduação. 

Ana Carla Braga está no quarto semestre de medicina e está ansiosa pelo primeiro contato com pacientes. “Vamos aprende como se comunicar com o paciente e como colher uma história clínica. Esperamos muito da matéria e do HUB. Na prática, com o paciente, aprendemos muito mais”, garante ela.

Para marcar essa nova etapa, eles foram recebidos pela Equipe de Governança do hospital. “O que me motiva a estar aqui é saber que o hospital tem duas nobres missões: assistir e ensinar”, afirmou o gerente Administrativo do HUB, que representava a superintendente, Paulo Mendes. “O HUB tem a missão de formar pessoas na prática e desenvolver conhecimento por meio da pesquisa”, acrescentou a gerente de Ensino e Pesquisa, Dayde Mendonça.

Os diretores das faculdades da UnB também participaram do evento. “Vocês têm aqui um espaço para aprender com responsabilidade e trabalhar com as equipes do hospital”, disse o diretor da Faculdade de Medicina, Gustavo Romero. “Vocês terão a oportunidade de pertencer ao processo de ensino, nas atividades de extensão e pesquisa”, completou a representante da Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB), Maria Cristina Rodrigues. “Espero que comecem as atividades com empenho para mostrar o quanto é válido o investimento na educação”, desejou a representante da Faculdade de Ceilândia, Isabela Monteiro.

Estações
Depois das boas-vindas, os estudantes passaram por estações preparadas pelo Setor de Vigilância em Saúde e pela Hotelaria. Eles receberam informações sobre segurança do paciente e eventos adversos, para saber como identificar e notificar possíveis falhas. Os alunos também conheceram as regras sobre o descarte correto de resíduos. 

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB