Notícias Notícias

Voltar

HUB recebe gestantes curadas de Covid-19 para pré-natal e parto

Pesquisa

HUB recebe gestantes curadas de Covid-19 para pré-natal e parto

Mulheres e bebês participarão de estudo para avaliar efeitos do vírus durante gestação e no desenvolvimento da criança

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) está recebendo mulheres gestantes que tiveram diagnóstico confirmado de Covid-19 há pelo menos 14 dias para realizar o pré-natal, parto e acompanhamento do bebê no hospital. Elas serão avaliadas e acompanhadas por um grupo de profissionais que atuam em uma pesquisa realizada pelo HUB, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria de Saúde (SES-DF), para analisar os efeitos do vírus durante a gestação, parto, puerpério e no recém-nascido.

O objetivo é acompanhar 300 gestantes para avaliar, por exemplo, se a Covid-19 aumenta o risco de abortamento, parto prematuro, pré-eclâmpsia e malformação fetal e se o vírus pode ser transmitido da mãe para o feto. “Estamos preparados para atender as gestantes e os recém-nascidos para avaliar o comportamento do vírus nesse grupo”, explica a chefe da Unidade Materno-Infantil do HUB e uma das coordenadoras da pesquisa, Lizandra Paravidine. 

Os bebês também serão acompanhados desde o nascimento até os cinco anos de idade para analisar se o vírus interferiu no desenvolvimento neuropsicomotor da criança e se aumentou a mortalidade infantil. “Queremos entender se os filhos das gestantes expostas ao vírus vão apresentar alguma sequela no nascimento ou crescimento. E entendendo também como o vírus age nas gestantes, podemos estudar estratégias de tratamento e prevenção”, afirma o pediatra e professor da UnB Geraldo Fernandes, que também faz parte da coordenação da pesquisa.

Como participar
Para ser atendida no HUB e participar da pesquisa, a gestante deve entrar em contato com o hospital pelo telefone 2028-5232. É preciso ter o diagnóstico confirmado de Covid-19 há pelo menos 14 dias e atender a alguns critérios, como ter 18 anos ou mais e não ter suspeita ou confirmação de outras infecções congênitas ou doenças crônicas pré-existentes, exceto diabetes e hipertensão. 

Outras informações
Além do HUB, instituições do Brasil e do mundo estudam os efeitos da Covid-19 na gravidez. Para facilitar o acesso de profissionais da saúde às publicações relacionadas ao tema, integrantes de um projeto de extensão da UnB criaram um site que reúne essas informações científicas. A qualidade e procedência dos artigos e publicações são avaliadas por um grupo de professores universitários, que toda semana também prepara um resumo atualizado dos artigos disponíveis. “Todos os artigos passam por revisões prévias para apresentar informação científica qualificada para os profissionais de saúde”, garante o coordenador do projeto, professor Alberto Zaconeta.

Acesse o site: coronavirusegravidez.com

Assessoria de Comunicação do HUB