Notícias Notícias

Voltar

HUB terá novo Plano Diretor Estratégico

Gestão

HUB terá novo Plano Diretor Estratégico

PDE atual, com vigência até 2021, será reformulado e valerá até 2023. Nova metodologia será aplicada em toda Rede Ebserh

Um documento mais conciso, direto e alinhado ao mapa estratégico da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Essa é a proposta para o novo Plano Diretor Estratégico do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), que começa a ser construído agora e terá validade até 2023.
 
O PDE atual, com ações de 2017 a 2021, já passou por uma atualização de metas em 2019. Agora, a ideia é alinhar o planejamento à metodologia apresentada pela Ebserh no final do ano passado. Todos os hospitais da rede também estão atualizando seus próprios documentos. A previsão é que até julho todos tenham um PDE formatado a partir de diretrizes comuns e com o mesmo prazo de vigência: de 2020 a 2023. 
 
O documento continuará a ter macroproblemas como os grandes temas prioritários que guiarão a atuação do hospital até 2023. A diferença é que, no lugar de ações e atividades, cada macroproblema se desdobrará em projetos, com metas e indicadores. Outra novidade será a reformulação da visão estratégica do HUB.
 
Como será a construção do novo PDE
A atividade será conduzida por um grupo de trabalho (GT), que deve ser nomeado em breve via boletim de serviço. A elaboração do PDE será dividida em três etapas: treinamento da equipe na nova metodologia, análise situacional e construção final do documento.
 
1ª Etapa: Treinamento na metodologia
21/01/2020 – Apresentação das seguintes ferramentas durante reunião do Colegiado Ampliado: Árvore de Problemas, Matriz SWOT e 5 Porquês.
03 e 04/02/2020 – Realização de oficina para aplicação de estudo de caso. 
Janeiro e fevereiro – Capacitação online na plataforma 3eC da Ebserh em dois cursos: gestão de projetos e gestão de processos. O conteúdo é obrigatório para os chefes e integrantes das Unidades de Produção, mesmo que não sejam nomeados para o GT.
 
2ª Etapa: Análise situacional
- Elaboração de relatório sobre o PDE atual
- Reavaliação da visão estratégica, com participação de representantes da Universidade de Brasília e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e workshop aberto à comunidade
- Avaliação dos ambientes interno e externo
- Identificação dos macroproblemas
 
3ª Etapa: Construção final
- Seleção de projetos da Rede Ebserh e de projetos específicos do HUB para solucionar os macroproblemas
- Detalhamento dos projetos em ações
- Definição dos indicadores de cada projeto 
Assessoria de Comunicação do HUB