Notícias Notícias

Voltar

HUB recebe 287 novos residentes e estudantes de graduação

Ensino

HUB recebe 287 novos residentes e estudantes de graduação

Estudantes participaram de eventos de integração para iniciar atividades práticas no hospital

Uma nova etapa começa agora para 287 estudantes da Universidade de Brasília (UnB). Este mês, eles iniciam no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) as atividades práticas dos cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde. Para receber os novos profissionais, o HUB, que é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou dois eventos de acolhimento e apresentação institucional. 

No dia 8 de março, as boas-vindas foram para os 78 residentes médicos 27 e multiprofissionais, que passaram no processo seletivo para os programas de pós-graduação e agora passam a fazer parte do quadro clínico, por meio do treinamento em serviço. Este ano, o HUB passou a ofertar duas novas especializações médicas, hematologia e cirurgia do aparelho digestivo.

Já no dia 14 de março, foi a vez dos estudantes de graduação de medicina e dos cursos da saúde da UnB conhecerem o HUB. Os 182 alunos lotaram o auditório e a Sala da Saúde Mental, para onde foi transmitida a cerimônia. “O desafio de garantir um cenário de prática e recursos humanos e tecnológicos adequados é enorme, diante da escassez de recursos financeiros. Mas a nossa força de vontade é maior. Por isso, hoje faço o convite para que sejam protagonistas nessa história”, afirmou a gerente de Ensino e Pesquisa do HUB, Dayde Lane Mendonça.

Para alguns, o evento representou o primeiro contato com o HUB. Para outros, não. É o caso da aluna do 7º semestre de fonoaudiologia (FCE), Vitória Mafioletti. “Estive aqui no semestre anterior e vi o quanto a equipe do HUB é maravilhosa. Esta é uma grande oportunidade de poder colocar em prática todo o conhecimento adquirido”, avaliou. O estudante do 4º semestre de medicina (FM), Danilo de Souza, cursará agora a disciplina de Semiologia médica. “Já fui paciente aqui e percebi o quanto o HUB é bom. É extremamente importante para nós, pois o HUB é um hospital de referência”, apontou ele.

“Reforçamos nossa missão de cuidar de pessoas, o que significa, além de manter o compromisso de atender os desafios do SUS, desenvolver a empatia e estarmos dispostos a aprender e a construirmos juntos o futuro, mudando a realidade do país”, afirmou a superintendente do HUB, Elza Noronha. O discurso emocionado fez referência ao ataque que matou funcionários e estudantes da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), na manhã do último dia 13.

O crime também foi lembrado pelo diretor da Faculdade de Medicina (FM), Gustavo Romero. “Vemos em vocês nossa própria esperança de um futuro melhor. Gostaríamos de tê-los nessa luta de que a saúde pode salvar vidas”, afirmou. “Temos um grande compromisso com a sociedade enquanto instituição pública em prol do cuidado das pessoas”, declarou a diretora substituta da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), Maria Cristina Rodrigues. Representando a direção da Faculdade de Ceilândia (FCE), Isabela Monteiro agradeceu pela parceria com o HUB. “Todos os cursos da FCE estão representados aqui. Que este seja o início de um ótimo ano letivo para todos”, disse.

Durante a integração, os alunos participaram de palestras e oficinas que simularam casos clínicos nas áreas de segurança do paciente e uso e descarte de medicamentos e resíduos hospitalares.

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB