Notícias Notícias

Voltar

HUB oferece nova estrutura para pacientes em reabilitação

Melhorias

HUB oferece nova estrutura para pacientes em reabilitação

Espaço também é usado por trabalhadores, que podem praticar pilates e musculação

Um espaço moderno, com aparelhos novos e salas montadas exclusivamente para a prática de atividades físicas e de reabilitação. Tudo pensado para garantir um atendimento melhor aos pacientes e mais qualidade de vida aos trabalhadores do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). “A reabilitação ganhou forma. Agora temos um lugar adequado para trabalhar, vamos mudar a rotina da equipe e os protocolos para melhorar o atendimento”, garante a chefe da Unidade de Reabilitação do HUB, Patrícia Monteiro.

Com as mudanças, agora o HUB tem um ginásio com aparelhos de musculação e de pilates e uma sala para a prática de atividades integrativas e atendimento terapêutico em grupo para adultos e crianças. Também foi montado um laboratório para a confecção de órteses estáticas, que auxiliam na recuperação de lesões nas mãos e braços. Outra novidade é a sala de atividade de vida prática, equipada com máquina de lavar roupa, geladeira, cama e banheiro adaptado para pacientes em reabilitação simularem atividades do dia a dia.

A Unidade de Reabilitação também conta com consultórios de triagem e interdisciplinares, com profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, educação física e fonoaudiologia. “Essa mudança vai ser muito importante para que o HUB se torne um centro de referência em reabilitação, o que vai garantir um suporte maior para todas as linhas de cuidado no hospital. Além de propiciar lazer e qualidade de vida para o trabalhador”, afirma a superintendente do HUB, Elza Noronha.

Aulas
O HUB oferece aulas de pilates e musculação para pacientes em tratamento no hospital. A instituição também tem um projeto voltado para a saúde do trabalhador, que pode se inscrever para participar das turmas de pilates, treino funcional, musculação e ginástica laboral. As atividades são realizadas desde 2015, mas eram feitas em locais adaptados. Agora, o hospital conta com salas adequadas e exclusivas para as aulas. “Ganhamos um lugar com mais recursos, mais privacidade e equipamentos próprios. O benefício para a prática das atividades é enorme”, explica a profissional de educação física do HUB responsável pelas aulas, Lidiane Tavares.

A vendedora Elizete dos Santos é paciente do HUB desde 2013, quando iniciou o tratamento de um câncer de mama. No início do ano, começou a fazer pilates no hospital. “Eu era muito sedentária e fez toda diferença na minha vida. Tenho mais disposição, mais ânimo e menos dores. E esse novo espaço é ótimo, temos mais privacidade”, conta. A assistente administrativa Luciana Pereira participa das aulas há dois anos. “Saio do trabalho direto para o pilates, sem precisar me deslocar e sem custo. É um incentivo ao trabalhador. E com esse novo espaço, a sala estará sempre pronta para as aulas”, afirma Luciana.

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB