Notícias Notícias

Voltar

HUB entrega reforma e centralização de almoxarifados

INVESTIMENTO

HUB entrega reforma e centralização de almoxarifados

Espaço de aproximadamente 1.300 m² conta com melhor iluminação, ventilação, conforto e segurança

Uma área de aproximadamente 1.300 m², com melhor iluminação, ventilação, conforto e segurança. E o melhor, com baixo investimento. Esse é o novo almoxarifado do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), que passou por reforma e ampliação, e hoje é um dos maiores da rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

Localizado no subsolo da Unidade 2, o espaço agora abriga todos os estoques do Setor de Suprimentos no mesmo local: produtos para a saúde, medicamentos, materiais administrativos e de manutenção de engenharia. “A centralização dos almoxarifados possibilita a qualificação dos processos de trabalho, maior controle dos estoques e armazenamento adequado dos insumos”, explica a chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Valéria Fonseca de Paiva.

A readequação do espaço incluiu recomposição de piso e laje, pintura, construção de novas paredes, colocação de portas e janelas e reforma das instalações hidrossanitárias e elétricas. “A proposta foi integrar as áreas e dar visibilidade a todos os estoques e fluxos de trabalho”, diz a arquiteta do HUB, Renata Ferraz. O custo foi de R$ 223 mil, recurso proveniente do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais.

Com a readequação, também passa a funcionar no novo espaço a Central de Kits. O serviço é responsável pela preparação diária de 350 embalagens com materiais necessários para procedimentos cirúrgicos, de enfermagem e da Hemodinâmica, contendo luvas, gaze, gel, entre outros. “As novas instalações trazem melhorias, evitando a estocagem de materiais nas clínicas e aumentando o controle de gastos”, afirma a técnica de enfermagem, Claudinéia de Oliveira.

Outro serviço que mudou para o novo espaço é o Setor de Engenharia Clínica, que ganhou um local próprio para o funcionamento da oficina de equipamentos médico-hospitalares, e se tornou o maior em área física da Rede Ebserh. A mudança traz melhorias para a realização de manutenção, higienização e separação de equipamentos.

Inauguração
A entrega oficial da reforma e ampliação dos Setores de Suprimentos e de Engenharia Clínica ocorreu nesta quarta-feira (18). “Inauguramos não apenas uma obra, mas a qualificação de processos e a melhoria da gestão, como uma simbologia do crescimento institucional e pessoal de todos que fazem o HUB”, afirmou a superintendente, Elza Noronha.

Em um discurso emocionado, Elza homenageou os ex-diretores do hospital, professores e todos os trabalhadores que já atuaram e ainda atuam no almoxarifado. “Estou satisfeita por ter feito parte do processo inicial dessa transformação exitosa, algo que pensamos lá atrás e que hoje se concretiza com muita competência”, recordou a ex-diretora do HUB, Tânia Torres Rosa. 

Para a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, o maior controle dos estoques representa economia aos cofres públicos e oportunidade para o ensino. “A universidade vai passar a formar melhor na área da saúde e a melhorar o atendimento prestado à sociedade”, disse. O compromisso com o ensino foi reforçado pelo presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira. “O ideal da empresa é focar no equilíbrio entre a assistência e as ações de ensino e pesquisa. Temos orgulho de dar nosso apoio para que tenhamos no HUB um campo de prática à altura do que é esperado pela academia”. 

Participaram ainda do evento o diretor da Faculdade de Medicina da UnB, Gustavo Romero, a representante da Faculdade de Ciências da Saúde (FS-UnB), Maria de Fátima Borin, e os ex-diretores do HUB, Maria Imaculada Junqueira e João Batista. Da Ebserh, compareceram o vice-presidente, Eduardo Vieira, os diretores de Atenção à Saúde, Giuseppe Gatto, de Orçamento e Finanças, Iara Ferreira Pinheiro, e o representante da Diretoria de Administração e Infraestrutura, Márcio Borsio.

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB