Notícias Notícias

Voltar

HUB receberá pacientes do HRAN que precisam de internação

Funcionamento

HUB receberá pacientes do HRAN que precisam de internação

Devem ser encaminhados pacientes que não sejam considerados casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) está se organizando para atuar, nos próximos dias, como retaguarda do Hospital da Asa Norte (HRAN). A proposta prevê que a unidade encaminhe para o HUB os pacientes que tenham outras doenças e não sejam considerados casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, mas precisem de internação.

O objetivo é liberar os leitos no HRAN, referência para atendimento da Covid-19 no DF. A medida ainda está em elaboração pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e deve ser publicada nesta semana.

Além do funcionamento como retaguarda, o HUB também passará a ser referência em partos e atendimentos de gestantes dos seguintes locais: Asa Norte, Lago Norte, Noroeste, Varjão e Granja do Torto, locais atendidos até então pelo HRAN, além das moradoras de Águas Lindas, conforme Portaria nº 1.321 de 18/12/2018.

A medida é temporária e pode ser revista no decorrer do aumento do número de casos de Covid-19 em Brasília. 

Atendimentos suspensos
Desde o dia 20 de março estão suspensos os atendimentos ambulatoriais, odontológicos e procedimentos cirúrgicos agendados. Estão mantidas as cirurgias oncológicas e as de urgência e emergência, os atendimentos de pré-natal, radioterapia, quimioterapia e da Farmácia de Dispensação (Farmácia Escola). 

Os profissionais que atuam nessas áreas estão sendo redistribuídos para outros serviços do hospital, com o objetivo de atender as demandas e necessidades atuais da população na atenção hospitalar. A medida é temporária e terá validade enquanto durar o interesse público no combate à atual pandemia da Covid-19.

Os pacientes estão sendo avisados por meio de ligações telefônicas, numa força-tarefa realizada por várias equipes do HUB. A orientação é que as pessoas guardem contato futuro do hospital para remarcação dos atendimentos. 

Comitê de Operações Emergenciais
Para gerenciar a crise, o HUB criou o Comitê de Operações Emergenciais, que mesmo funcionando desde o final de janeiro, foi formalizado pelo Boletim de Serviço nº 353, de 19 de março de 2020. Outras medidas já adotadas: elaboração de plano de contingência, cancelamento de cursos e eventos realizados dentro do hospital, suspensão das aulas práticas dos estagiários da Universidade de Brasília (UnB), medidas internas para proteção dos colaboradores, redução da aglomeração de pessoas nas filas, entre outras.  

Doações de materiais
No Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) está sendo realizado em quantidade suficiente. No entanto, a comunidade tem se mobilizado de forma solidária, como fez ao longo da história do hospital, para oferecer doações. É importante esclarecer que o HUB não recebe doação em dinheiro, mas os itens relacionados abaixo:

Máscaras (cirúrgica e N95)
Luva de procedimento
Álcool em gel 70%
Avental hospitalar manga longa (em SMS, mínimo 60 g/m²)
Óculos de segurança de policarbonato

Contato para doações: Ligue para 2028-5460 ou 2028-5351

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB