Notícias Notícias

Voltar

HUB orienta sobre uso de máscaras dentro do hospital

É obrigatório!

HUB orienta sobre uso de máscaras dentro do hospital

Usuários e colaboradores em atividade administrativa devem usar máscaras caseiras ou de tecido

O uso de máscaras para circular pelas áreas internas e externas do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) é obrigatório, conforme decreto do Governo do Distrito Federal, que determinou a obrigatoriedade no DF desde o dia 30 de abril. Mas quando usar a de tecido e quando usar a cirúrgica? Para orientar colaboradores, usuários e prestadores de serviço, o HUB publicou uma circular sobre o assunto.

Acompanhantes e pacientes em consulta, exame ou procedimento no HUB: devem usar máscara própria, como as caseiras e de tecido. O usuário atendido nos postos de triagem que apresentar sintomas do novo coronavírus receberá uma máscara cirúrgica, conforme o protocolo institucional de prevenção e controle de casos. 

Profissionais que exercem atividade administrativa em qualquer área do hospital: devem usar máscara própria, como as caseiras e de tecido, durante o expediente de trabalho. Para apoiar o cumprimento da medida, o HUB está distribuindo uma unidade para cada profissional, que pode ser lavada e reutilizada.

Profissionais, incluindo estudantes e professores, que exercem atividade assistencial: devem usar máscara cirúrgica durante todo o turno de trabalho. Além de manter o fornecimento regular para os profissionais que habitualmente já fazem uso da máscara cirúrgica no desempenho de suas funções, o HUB também fornecerá aos demais colaboradores que estão em atendimento assistencial uma máscara a cada turno de 12 horas ou sempre que houver necessidade de substituição em razão de sujeira, excesso de umidade ou danificação do material.

Profissionais das empresas que prestam serviços terceirizados: devem seguir as normas de seus empregadores, sendo que é obrigatório atender às determinações do GDF e desta circular.

Máscaras N95: devem ser usadas exclusivamente por profissionais da assistência nas situações descritas no Procedimento Operacional Padrão sobre uso de EPIs com ênfase em Covid-19 e demais protocolos institucionais.

Orientação para todos: apenas o uso de máscara, seja ela de qualquer tipo, não garante a proteção contra a Covid-19. É preciso adotar também outros hábitos de prevenção, como lavar as mãos com frequência, manter distância de dois metros das outras pessoas, evitar aglomeração, entre outras medidas (clique para ver). 

Assessoria de Comunicação do HUB