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Reforma aprimora atendimento

Otorrinolaringologia

Reforma aprimora atendimento

Com reorganização do espaço, HUB agora reúne no mesmo ambiente todos os serviços da especialidade

Com problema de audição, a copeira Ieda Maria de Jesus procurou o serviço de otorrinolaringologia e saúde auditiva do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) para fazer uma avaliação do aparelho auditivo que ela usa há mais de dez anos. A primeira consulta deixou boa impressão. “A estrutura e o atendimento são muito bons. Gostei muito”. Ieda fez o atendimento no novo espaço do setor, que depois de passar por reforma no início do ano, agora reúne no mesmo ambiente todos os serviços da especialidade, antes divididos com outro prédio do hospital.

Com a mudança, o paciente não precisa mais se deslocar de um ambulatório para outro na realização de exames e consultas, e a equipe multiprofissional consegue trabalhar de forma mais integrada na discussão dos casos clínicos. “O grande ganho é para o paciente, pois a sistemática de trabalho interdisciplinar está mais fácil. O HUB é um dos poucos hospitais do Distrito Federal a ter uma estrutura completa na área, um dos grandes diferenciais”, afirmou o coordenador do Programa de Implante Coclear do HUB, André Lopes Sampaio.

O número de consultórios passou de cinco para nove, os testes de aparelhos auditivos agora estão em ambiente mais adequado e o serviço ganhou duas salas novas, uma para exames com vídeo e outra destinada a procedimentos, como curativos e retirada de pontos. A nova otorrino do HUB ainda conta com quatro cabines de audiometria e salas específicas para exames, reuniões e área administrativa. 

“Além do aumento da motivação da equipe, a integração do espaço contribui para melhorar a gestão das agendas de atendimento e das atividades diárias”, explicou o chefe da Unidade de Cabeça e Pescoço”, Júlio César Romanholo de Almeida. Outro benefício é a melhoria do ensino, já que agora os alunos de graduação e residentes conseguem acompanhar adequadamente o trabalho multiprofissional.

Realizada com recursos próprios, a reforma focou no melhor aproveitamento do espaço físico. “Houve apoio da equipe de manutenção, com remanejamento dos profissionais e utilização de materiais existentes no hospital para redesenhar os consultórios e reorganizar a área”, disse o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, José Augusto de Siqueira Campos.

Serviço de otorrinolaringologia do HUB
A equipe é formada por médicos, professores, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogos, enfermeiros, apoio administrativo e cirurgiões de cabeça e pescoço, além de 13 residentes e aproximadamente 100 alunos de graduação em medicina da Universidade de Brasília (UnB), que passam pelo serviço em estágios e internato.

A otorrino atende crianças e adultos e oferece todos os exames em audiologia, avaliação do equilíbrio e procedimentos videoendoscópicos de nariz e garganta. O serviço realiza desde procedimentos simples a cirurgias complexas, a exemplo de estética e plástica facial, reabilitação auditiva, tratamentos infecciosos da orelha, próteses auditivas, implante coclear, otorrino pediatria, rinologia (nariz), laringologia e voz.

Os pacientes atendidos são encaminhados pelo sistema de regulação da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). Em abril, foram realizadas quase 600 consultas e 530 procedimentos, como biópsias, testes, exames, curativos, entre outros.

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB