Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

HUB tem mais de 800 participações na 19ª Jornada Científica

Conhecimento

HUB tem mais de 800 participações na 19ª Jornada Científica

Evento reuniu estudantes, profissionais, professores e pesquisadores no debate às pesquisas durante a pandemia

Foram 5 dias, 20 atividades, 54 palestrantes, 117 apresentações de trabalho e mais de 800 participações online. Pela primeira vez em formato virtual, a 19ª Jornada Científica do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) foi realizada de 23 a 27 de novembro, com o tema Pesquisa, inovação e assistência à saúde em tempos de pandemia.

“Foi um grande desafio organizar um evento 100% virtual, mas o resultado foi muito rico, com grande participação do público, presença de palestrantes de fora do Distrito Federal e mais interação do que no formato presencial, pois tira a timidez do aluno, enriquecendo as discussões. Foi uma experiência excelente”, relatou a coordenadora da Comissão Científica da Jornada e membro do Comitê de Pesquisas Covid-19 do HUB, Licia Mota. Ela é reumatologista do HUB e professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas da Universidade de Brasília (UnB).  

O evento reuniu estudantes, profissionais, professores e pesquisadores, ajudando a dar visibilidade à produção científica realizada no DF e no próprio hospital. É o caso da psicóloga que atua na Unidade Materno-Infantil, Aleida Oliveira de Carvalho. Além de apresentar informações sobre sua pesquisa de mestrado relacionada ao pré-natal de mulheres que tiveram o novo coronavírus, ela absorveu conhecimento de outros palestrantes. “Foi muito gratificante, porque a gente acaba dando uma devolutiva para a comunidade do que estamos pesquisando. O que ficou da jornada é esse compromisso de fazer pesquisa com boas metodologias para alcançar resultados de confiança”, avaliou.

O dermatologista do HUB e professor da Faculdade de Medicina (FM/UnB), Ciro Gomes, além de apresentar uma palestra sobre o delineamento do projeto de pesquisa, também foi mediador em algumas mesas de palestrantes. “O evento foi extremamente bem organizado, colocando uma discussão científica sobre a pandemia, o que fortalece as ações de pesquisa e assistência do HUB em todas as especialidades”, disse ele.

Dos 138 trabalhos submetidos, 117 foram aprovados e integrarão os anais online do evento. Os melhores ainda recebrãom certificado de Menção Honrosa. Os vídeos de apresentação dos autores sobre os temas estão disponíveis no canal do HUB no Yuotube: https://bit.ly/trabalhos-jornadaHUB.

A solenidade de abertura, dia 23 de novembro, reuniu 70 pessoas, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) por uma intérprete voluntária. Participaram a superintendente, Elza Noronha, o diretor vice-presidente Executivo da Empresa Brasileira de Serviços Hopitalares (Ebserh), Eduardo Vieira, a decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Cláudia Amorim, e o secretário-adjunto de Assistência à Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Petrus Sanchez.

A conferência que abriu oficialmente o evento, após a cerimônia, foi ministrada pelo diretor FM/UnB, Gustavo Romero, que é coordenador em Brasília da pesquisa que testa a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech. As demais palestras, realizadas de manhã e à tarde durante a semana, somaram uma média de 40 pessoas presentes cada. 

Certificados
Os certificados dos palestrantes, participantes e autores de trabalhos aprovados serão emitidos por atividade e estarão disponíveis no site do evento em até 30 dias. 

Site do evento: www.even3.com.br/19jornadacientificadohub

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB