Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes

ATENDIMENTO ASSISTENCIAL

 

Como posso marcar uma consulta no HUB?

O HUB-UnB/Ebserh atende pacientes em nível ambulatorial (consultas e exames) e hospitalar (internações), disponibilizando seus serviços e estrutura, exclusivamente, aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, não aceitando atendimento particular ou via convênio. É um Hospital 100% SUS. As consultas iniciais (primeira vez), em todas as especialidades, são agendadas e autorizadas na Central por meio do Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SISREG/SESDF) , necessitando, para tal, de encaminhamento médico prévio. Depois de autorizado pelo SISREG, o usuário deve se dirigir ao HUB-UnB na data agendada e no horário previsto de chegada, portando a guia de autorização do SISREG, documento de identificação com foto, Cartão SUS e comprovante de residência. Apenas retornos e interconsultas são agendadas diretamente no ambulatório do HUB-UnB/Ebserh.


Como posso marcar um exame no HUB?

Os pedidos dos exames de imagem de paciente do próprio HUB-UnB/Ebserh devem ser inseridos no Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SISREG/SESDF).  O paciente deve procurar a Central de Marcação do HUB-UnB/Ebserh para que o pedido seja inserido no Sistema. Já o paciente que não faz acompanhamento no HUB-UnB/Ebserh deverá inserir a solicitação de exame no Sistema de Regulaçaõ (SISREG/SESDF) por meio de sua unidade de origem e aguardar o agendamento por parte da SES/DF. Os resultados dos exames devem ser retirados no HUB-UnB/Ebserh, no local onde foi executado o exame, mediante apresentação do protocolo de retirada ou documento de identidade do paciente.  .

Os exames laboratoriais do HUB-UnB/Ebserh são agendados apenas para pacientes acompanhados no próprio hospital, com pedido da própria instituição. Não são aceitos pedidos de outras instituições, públicas ou privadas.


Como me submeter a uma cirurgia no HUB?

As cirurgias são realizadas apenas para pacientes acompanhados no próprio hospital ou encaminhados via Sistema de Regulação (SISREG/SESDF), isto, para aquela especialidades que estão inseridas na regulação, pois não são todas. Especialidades cirurgicas reguladas atualmente: Oncogineco, Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia. A lógica é a mesma dos exames de imagem. O paciente é inserido na sua unidade de origem e deve aguardar o agendamento por parte da SESDF.


Como posso ter acesso a internação no HUB?

Para o paciente ter acesso às Unidades de Internação no HUB-UnB/Ebserh o paciente deverá dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento ou Pronto Socorro da rede de saúde do Distrito Federal e, havendo necessidade, é solicitada a transferência do paciente para o HUB-UnB/Ebserh através do SISLEITOS, para paciente internados em Unidades de Saúde da SESDF, ou através do e-mail ugl.hub@ebserh.gov.br, para Unidades de Saúde que não sejam da SESDF.


Tem atendimento de emergência no HUB?

O atendimento de Urgência e Emergência Adulto no HUB-UnB/Ebserh é regulado, ou seja, os pacientes são transferidos pela Central de egulação da Secretaria de Saúde  do DF das unidades básicas de saúde de sua região. O atendimento de Urgência e Emergência Ginecológica é porta aberta, ou seja, funciona 24h. 


É preciso pagar por algum atendimento ou procedimento realizado no HUB?

O atendimento no HUB-UnB/Ebserh é 100% SUS, ou seja, sem qualquer tipo de cobrança ou pedido de contribuição ao paciente e familiares. Qualquer tentativa de cobrança ou solicitação de contribuição em dinheiro para a realização de consultas, exames ou cirurgias é crime e deve ser denunciada tanto à Ouvidoria do hospital quanto às autoridades policiais.

 

 

MATERNIDADE

 

Posso agendar uma cesariana?

O HUB-UnB/Ebserh não agenda cesarianas. Os nascimentos por via cirúrgica (cesarianas) são realizados quando há uma real indicação, segundo avaliação médica, em caso de riscos para a mãe e/ou para o bebê. 


Moro em outra cidade. Posso ter bebê no HUB?

O HUB-UnB/Ebserh é referência para o atendimento aos casos de gravidez e parto de alto risco do Distrito Federal, sobretudo Região Lestes, e para o muninípio de Águas Lindas de Goiás.

 

CONCURSOS, EDITAIS, RESULTADOS E PROVAS

 

Qual a forma de ingresso no quadro de pessoal da Ebserh?

O regime de pessoal permanente da Ebserh é o da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1 de maio de 1943, e legislação complementar, condicionada a contratação à prévia aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas as normas específicas editadas pelo Conselho de Administração (Art. 10º, da Lei nº 12.550/2011).

No endereço http://www.ebserh.gov.br/concursos-e-selecoes são divulgados os editais para contratação de pessoal lançados pela empresa.

 

Uma vez contratado pela Ebserh, existe a possibilidade de transferência do empregado entre hospitais universitários federais?

Os concursos realizados pela Ebserh destinam-se a unidades hospitalares específicas. A transferência para outra filial da Ebserh deverá observar o disposto nas normativas internas.


Quando haverão novas convocações para o concurso?

A convocação dos profissionais aprovados no concurso público da Ebserh é definida a partir de deliberação da Governança deste Hospital, baseada no quantitativo de vagas estabelecidas e na necessidade de Recursos Humanos das diferentes áreas. Vale ressaltar que as convocações são liberadas de acordo com direcionamentos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Conforme previsto nos editais, o concurso tem validade de 2 (dois) anos, prorrogável por mais 2 (dois) anos, contados a partir da data de homologação. Portanto, as convocações deverão acontecer nesse período.

 

PLANO DE CARGOS E BENEFÍCIOS

 

Quais são os benefícios a que os empregados da empresa tem direito?

Os profissionais aprovados nos concursos públicos realizados pela Ebserh que ingressarem no quadro de pessoal da empresa farão jus aos planos de Cargos, Carreiras e Salários e de Benefícios da empresa, que estão disponíveis no endereço eletrônico: https://www.ebserh.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/plano-de-cargos-e-beneficios).

 

SOBRE A EBSERH

 

Por que foi criada a Ebserh?

A criação da Ebserh integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para viabilizar a reestruturação dos hospitais universitários federais. Por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), instituído pelo Decreto nº 7.082, de 27 de janeiro de 2010, foram empreendidas ações no sentido de garantir a reestruturação física e tecnológica, e também de solucionar a necessidade de recomposição do quadro de profissionais dos hospitais.


Há risco de privatização dos hospitais universitários federais a partir da gestão da Ebserh?

Não. A Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação, é uma empresa pública, constituída por recursos públicos, que executa as atividades de prestação de serviços de assistência à saúde integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e de acordo com a Política Nacional de Saúde, estabelecida pelo Ministério da Saúde.

 

GERAIS


Como funciona a visita religiosa no HUB-UnB?

As visitas religiosas no HUB-UnB/Ebserh podem ser realizadas dentro do horário de visita e, obrigatoriamente, a pedido do paciente a ser visitado. 


Quero ter acesso ao meu prontuário. Como faço?

As orientações para acesso á cópia do prontuário do paciente do HUB-UnB/Ebserh estão descritas em nossa Carta de Serviços ao Cidadão, acesivel pelo endereço http://www2.ebserh.gov.br/web/hub-unb/carta-de-servicos. 

 

Atualizado em 13/10/2020.