Pesquisa Pesquisa

 

    

 

Considerando a classificação de pandemia do novo Coronavirus pela Organização Mundial de Saúde, no dia 11 de março de 2020, e em alinhamento com as medidas urgentes de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, adotadas por este hospital, informamos que, enquanto perdurar o estado de emergência:

 

➢ Ficarão suspensos o recebimento e a avaliação de:

- projetos de pesquisa que envolvam alunos de graduação;

- projetos que necessitem de intervenção direta e presencial em pacientes, como aplicação de questionários, realização de exames etc, exceto pesquisas com COVID-19;

 

➢ Continuarão sendo recebidos e avaliados:

- projetos de pesquisa enquadrados na Resolução CNS nº 510/2016;

- relatos de caso ou projetos com coleta de dados em prontuário, por meio remoto, como telefone, e-mail etc, quando realizadas por residentes ou profissionais de saúde do HUB-UnB;

- projetos de pesquisa com COVID-19.

 

As pesquisas já aprovadas e/ou em andamento no hospital, que envolvam a participação de alunos de graduação, ficam com suas atividades suspensas.

 

Documentos necessários para submissão de projetos no período de emergência de COVID-19:

Projeto de pesquisa clínica resumido;

• Folha de rosto da Plataforma Brasil, caso o HUB-UnB seja o proponente;

Orçamento com fontes de financiamento, se aplicável;

Termo de Concordância Institucional;

Questionário sobre o projeto de pesquisa.

 

- O projeto resumido deverá ser encaminhado no formato doc, docx ou PDF pesquisável.

- Os demais arquivos deverão ser encaminhados preenchidos, assinados e digitalizados em scanner ou aplicativo específico para esse fim.

 

Em caso de RELATOS DE CASO e PROJETOS DE RELATO DE CASO deve-se adicionar os seguintes documentos aos anteriores, conforme orientações do CEP-FS/UnB:

- ROTEIRO PARA RELATO DE CASO CLÍNICO E PROJETO DE RELATO DE CASO

- CARTA DE ENCAMINHAMENTO DE RELATO CLÍNICO AO CEP

- TCLE PARA RELATO DE CASO CLÍNICO

- TERMO DE CESSÃO DE USO DE IMAGEM E/OU SOM DE VOZ PARA FINS CIENTÍFICOS E ACADÊMICOS

 

Os projetos de pesquisa ou relatos de caso poderão ser submetidos a avaliação institucional por meio do e-mail pesquisaclinica.hub@ebserh.gov.br, devendo-se encaminhar anexo os documentos citados acima . A folha de rosto e o Termo de Concordância Institucional deverão ser assinados e carimbados pelo pesquisador, digitalizados e enviados. Os documentos dos estudos aprovados serão devolvidos ao e-mail do demandante para que possam compor o processo a ser submetido a avaliação ética.

Fluxo de Tramitação Especial na Conep para projetos da COVID-19:

 

Observações:

1. Caso o Hospital Universitário de Brasília seja a Instituição Proponente, na folha de rosto deverá constar o seguinte CNPJ: 15.126.437/0003-05.

2. O parecer de aprovação do CEP deve ser enviado para o e-mail pesquisaclinica.hub@ebserh.gov.br e apresentado aos chefes das unidades envolvidas nos estudos para que o início da pesquisa seja autorizado;

3. Todos os projetos serão analisados no prazo de 1 semana.

 

Fotos e vídeos

O registro fotográfico ou em vídeo das atividades desenvolvidas no HUB-UnB precisa da autorização da unidade e da Assessoria de Comunicação (Ascom) do Hospital.

O uso de imagem e som de pacientes ou participantes de pesquisa necessitam de Termo de Cessão de uso de Imagem e Som de Voz.

Obs: Casos omissos serão discutidos internamente na GEP.

 

A Gerência de Ensino e Pesquisa não receberá Projetos de Pesquisa ou Trabalhos de Conclusão de Curso em desacordo com as normas especificadas.

 

Horário de atendimento do Centro de Pesquisa Clínica:

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

 

Contatos:

Telefone: (61) 2028-5021 

E-mail: pesquisaclinica.hub@ebserh.gov.br