Especialidades
Programas, Projetos e Ações
Serviço de Estudos e Atenção a Usuários de Álcool e Outras Drogas
Serviço de Estudos e Atenção a Usuários de Álcool e Outras Drogas
O Serviço de Estudos e Atenção a Usuários de Álcool e Outras Drogas (SEAD) do Hospital Universitário de Brasília foi criado em novembro de 1990. Aatualmente trabalha com questões relacionadas ao consumo abusivo e à dependência do álcool e outras substâncias psicoativas. Para tanto, adota a estratégia de redução de danos a partir do reconhecimento de cada usuário em sua singularidade. Tal compreensão permite ampliar o acesso, o acolhimento e a vinculação aos serviços de saúde diversificando as possibilidades de enfrentar da dependência de álcool e outras substâncias.
OBJETIVOS
-
Colaborar no desenvolvimento de estratégias que beneficiem a população no enfrentamento das questões relacionadas ao uso, abuso e dependência do álcool e outras substâncias psicoativas;
-
Buscar a melhoria da qualidade de vida do usuário e/ou dependente e de seus familiares;
-
Sensibilizar a comunidade quanto aos problemas relacionados ao uso e abuso de bebida alcoólica e de outras drogas;
-
Contribuir na capacitação técnica de estudantes e profissionais.
PÚBLICO ALVO
-
Pessoas que apresentam problemas de consumo de álcool e/ou outras drogas e seus familiares;
-
Pessoas com interesse em obter informações sobre o álcool e outras drogas;
-
Pessoas cujo trabalho demande formação e/ou orientação sobre a complexidade do fenômeno;
-
Professores e alunos cujo conteúdo curricular exija a abordagem do tema.
FORMAS DE ENCAMINHAMENTO
-
Unidades do HUB;
-
Instituições de saúde de Brasília e entorno,
-
Órgãos do Poder Judiciário;
-
Instituições públicas e privadas;
-
Procura espontânea de pacientes e/ou familiares.
ATIVIDADES
Acolhimento
Trata-se de um espaço de escuta que possibilita a vinculação com uma instituição de saúde e permite ao paciente e/ou sua família formular o desejo de se tratar, repensar o estilo de vida e a relação com as substâncias psicoativas. O acolhimento proporciona ainda o estabelecimento do diagnóstico da situação; a identificação dos fatores de risco e dos fatores de proteção pessoal e familiar; a obtenção de informações sobre as características da instituição; o mapeamento da rede familiar e social; e a definição da elegibilidade e das condições para a concretização do projeto terapêutico.
Psicoterapia
Visa proporcionar um espaço de escuta que possibilita a transformação de sintomas e do sofrimento psíquico em posturas criativas diante da vida; desenvolver o crescimento pessoal e promover a tomada de consciência; facilitar as reflexões a respeito do estilo de vida. Pode ser individual ou em grupo.
Avaliação e Acompanhamento - Psiquiatria
A indicação do atendimento psiquiátrico pode ser feita pela psicologia, pelo médico clínico ou pelo assistente social. Seu objetivo é detectar e tratar patologias psiquiátricas que atuam como elementos causadores ou desencadeadores do uso, abuso ou dependência, ou ainda detectar quadros psicopatológicos decorrentes da dependência de substâncias psicoativas, incluindo o tratamento de casos de síndrome de abstinência leve ou moderada.
Avaliação e Acompanhamento - Clínica Médica
Realizada com todos os pacientes em tratamento, compõe-se de anamnese completa (história clínica e exame físico) e exames laboratoriais de rotina. A partir da avaliação clínica podem ser feitos encaminhamentos para outros especialistas e para exames específicos. O paciente permanece em acompanhamento no mínimo por três meses e, se não apresentar mais queixas, alterações no exame físico ou laboratorial, recebe alta do atendimento médico.
Sensibilização e acompanhamento durante internação hospitalar
O atendimento é feito a familiares e pacientes que tenham comprometimento devido ao uso do álcool e outras drogas enquanto se encontram internados no SPA ou em uma das enfermarias do HUB. O objetivo desta intervenção é sensibilizar o paciente e seus familiares sobre sua problemática e mobilizar para os cuidados com a saúde, assim como para a necessidade e possibilidade de tratamento ambulatorial.
Atendimento familiar
Procura-se estimular o familiar a manifestar o desejo de tratar as questões que dizem respeito à dinâmica das relações familiares e, principalmente, auxiliar a família a desenvolver a sua autonomia e encorajá-la nas suas competências. Além do acompanhamento individual, realiza-se grupos de familiares, intervenção esta indicada quando a troca de experiências torna-se elemento importante na busca de alternativas. Tratam-se de momentos de escuta com o objetivo de atenuar as tensões por meio de apoio, orientações, esclarecimentos, expressão de sentimentos e discussão de estratégias de enfrentamento.
Ateliê de Convivência
Espaço destinado a pacientes cujas dificuldades cognitivas comprometem a capacidade elaborativa; a capacidade de ir e vir; e a inserção no trabalho e na família. Tem como estratégia de intervenção atividades que permitam a expressão de vivências do cotidiano, sentimentos e o desenvolvimento da auto-estima. O trabalho é organizado sob a forma de oficinas para a realização de trabalhos manuais e ações educativas e de socialização.
Projetos
-
Intervenção educativa junto a jurisdicionados encaminhados pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
-
A saúde integral de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade: fortalecimento e avaliação das ações intersetoriais no Distrito Federal.
Reuniões clínicas
A equipe promove reuniões semanais de apresentação e discussão de caso para melhor compreender, intervir e acompanhar o projeto terapêutico destinado aos pacientes e seus familiares.
Grupo de estudos
Concretiza-se a partir de reuniões cuja periodicidade e temática é definida em função da demanda formulada pela equipe para sua atualização clínica.
Ações educativas
O Serviço estende sua atuação à comunidade externa ao articular-se com a rede social existente, prestando assessoria, oferecendo palestras, treinamentos, oficinas e cursos, além de participar em eventos científicos e colaborar em outros serviços da comunidade.
Estágio Curricular e Residência Multiprofissional
O Serviço destaca-se como campo de estágio supervisionado de graduação, assim como de capacitação e aperfeiçoamento da prática profissional.
Estágio Profissional
Refere-se a um estágio de pós-graduação que deve ser solicitada na Diretoria de Ensino e Pesquisa (DAEP) do HUB, com a intenção de aperfeiçoamento da prática clínica. O estágio é supervisionado por profissionais da equipe.
Programa de Diabetes
Programa de Diabetes
Coordenador do Programa: Dra Angélica Amorim
Telefone: 2028-5255
Programa de Controle da Tuberculose
Programa de Controle da Tuberculose
Através de um conjunto de ações integradas desenvolvidas por uma equipe multi/interdisciplinar, objetivando modificar a situação epidemiológica, pela redução da morbi/mortalidade, visando colocar a doença sobre controle. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, no ambulatório da Saúde Coletiva, pela manhã e à tarde.
As ações são desenvolvidas pela procura de casos (busca ativa e demanda espontânea), consultas médicas, diagnósticos, tratamento e educação para saúde. As reuniões com pacientes e familiares são realizados por profissionais de enfermagem e Serviço Social, todas as segundas-feiras à tarde, com vistas a desenvolver ações educativas.
Responsável: Enfermeiro Josenaldo Lins de Oliveira
Telefone: 2028-5595
Núcleo de aleitamento Materno e Banco de Leite do HUB
Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano
• Reunião do pré-natal para gestantes do HUB (todas as quartas-feiras, de 9h às 11h): roda de conversa que visa preparar a gestante para a amamentação. Nos encontros, a equipe aborda as vantagens da prática para mãe e sua família, com destaque para os aspectos nutritivos, psicoafetivos, imunológicos e econômicos; importância do contato pele a pele; produção do leite materno, pega e posição; extração manual, conservação do leite ordenhado e doação; sinais de fome do bebê; risco de uso de fórmulas infantis, mamadeiras e chupetas; manutenção do aleitamento materno exclusivo em regime de livre demanda até os seis meses e complementado até os dois anos de idade ou mais; intercorrências na amamentação; riscos e contraindicações do aleitamento materno cruzado; e legislação que protege a amamentação.
Projeto Com-Vivência
Projeto Com-Vivência
Projeto de extensão da UnB, instalado no HUB, prestando serviços assistenciais, psicossociais no ambulatório e enfermarias do hospital.
Seu atendimento psicossocial e a realização de atividades educativas para a formação e prevenção, são disponibilizados por meio de plantões de alunos de graduação (estágio curricular), pós graduação e de profissionais voluntários, em escalas construídas conforme necessidade das demandas.
O acesso ao atendimento está disponível para pacientes em acompanhamento médico no HUB e outras unidades da rede Pública e Privada do DF.
Professores responsáveis pela coordenação do projeto – Mário Ângelo Silva e Elaine Seidl.
Telefone: 2028-5416
Programas, projetos e ações
Painéis de Monitoramento
Conheça o Painel de Indicadores do Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar – MGAH
Passo a passo para acesso:
1. Acessar Painéis de Monitoramento da EBSERH.
2. Clicar em MGAH ou acessar o link:
3. Utilizar a barra superior de filtros para adicionar: Hospital (utilizar HU-UFPI), período (ano-trimestre ou mês-ano) e demais filtros desejados.
4. Este painel apresenta informações sobre a Gestão da Atenção Hospitalar (Taxa de Ocupação Hospitalar; Tempo Médio de Permanência Hospitalar, Clínica e Cirúrgica; e Giro de Leito); Produção Assistencial (Consulta, Cirurgias e Exames de Imagens); Qualidade (taxa de Mortalidade Institucional; Densidade de Incidência de Pneumonia, de Infecção do Trato Urinário e de Infecção Primária de Corrente Sanguínea)
Conheça o Painel de Internações Hospitalares
Passo a passo para acesso:
1. Acessar Painéis de Monitoramento da EBSERH.
2. Clicar em SELECIONE UMA UNIDADE DA REDE EBSERH e escolher o HU-UFPI
3. Utilizar a barra superior de filtros para adicionar: Clínica, Unidade Funcional, Especialidade e período (mês-ano).
4. Este painel apresenta informações sobre quantidade de Internações Hospitalares por Mês/Ano; Top 10 – Internações por CID de Entrada; Variação de Internações e em relação a anos anteriores; Internações por característica (Eletiva ou Urgência); Saída por motivo (administrativa, desistência do tratamento, evasão, óbito e transferência para outro hospital) e por Unidade Funcional; quantidade de transferências e de óbito; taxa de mortalidade; Permanência por Tempo Médio e por Unidade Funcional; entre outros.
Responsável:
Setor de Regulação e Avaliação em Saúde
E-mail: seras.huufpi@ebserh.gov.br
Fone: (61) 2028.5278
Conheça o Painel de Indicadores da Hotelaria
Passo a passo para acesso:
1. Acessar Painéis de Monitoramento da EBSERH.
2. Clicar em Indicadores da Hotelaria ou acessar o link:
3. Utilizar a barra superior de filtros para adicionar: Hospital (utilizar HU-UFPI), período (mês-ano) e demais filtros desejados.
4. Este painel apresenta informações sobre a Gestão de Enxoval; Higienização; Resíduos; Gestão de Dietas Enterais e Fórmulas; Produção e Distribuição de Refeições; e Transporte de Ambulância.
Responsável:
Setor de Hotelaria Hospitalar
E-mail: shh.huufpi@ebserh.gov.br
Fone: (61) 2028.5254
Conheça o Painel de Informações Orçamentárias e Financeiras
Passo a passo para acesso:
1. Acessar Painéis de Monitoramento da EBSERH.
2. Clicar em Informações Orçamentárias e Financeiras ou acessar o link:
3. Utilizar a barra lateral esquerda de filtros para adicionar o Hospital (utilizar HU-UFPI).
4. Este painel apresenta informações sobre o Panorama da Rede (Séries Históricas; Orçamentário; Pessoal; e Indicadores e Eficiência do Gasto); Planejamento Orçamentário; Emendas Parlamentares; Indicadores de Execução (Indicador de Financiamento e Execução do Custeio); Execução (Transição de Unidade Gestora; Execução de Despesa; Liberação Financeira; COVID-19; Cartão de Pagamento do Governo Federal); Custeio dos Hospitais (Serviços com Terceirização por CNPJ, Unidade Relativa de Produção, Leitos Ativos e Receita da Produção SUS); Controle da Receita SUS; Restos a Pagar; Passivo ( Despesas de Exercícios Anteriores; e Passivo sem Cobertura Orçamentária); e Acompanhamento de Relatório de Cumprimento do Objeto.
Responsável:
Setor de Orçamento e Finanças
E-mail sof.huufpi@ebserh.gov.br
Fone: (61) 2028.5459