Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes - HUCAM

Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

e-Saúde e-Saúde

Aplicativo com informações sobre a COVID-19

A Unidade e-Saúde do Hucam-Ufes, lançou em maio mais uma ferramenta em Telessaúde para enfrentamento a Pandemia, o Orienta COVIDES. A ferramenta no modelo “aplicativo” tem como objetivo esclarecer dúvidas da população sobre o novo coronavírus.

O 'app' fornece dois momentos de interação com o usuário:  o primeiro é feito por meio de um “autoatendimento” com perguntas pré-definidas e respostas que guiam a ferramenta para um desfecho, que pode ser o encerramento do auto atendimento ou o encaminhamento para o teleatendimento com médicos, enfermeiros, alunos da Medicina e da Enfermagem.

A Unidade, da Gerência de Ensino e Pesquisa, esclarece que o aplicativo está em período de adaptação e convida a todos a conhecerem o sistema no site https://orientacorona.hucam.edu.br .

 

Sobre o Serviço

A Unidade de e-Saúde desenvolve propostas de ensino e assistência e tem a finalidade de auxiliar na prestação de serviços, contribuir para o aumento das atividades de prevenção e promoção da saúde, diminuir o custo de saúde através da qualificação profissional, reduzir a quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes.

A tele-educação é um componente importante para atualização e formação tanto da comunidade acadêmica como para profissionais de saúde e a Unidade e-Saúde mantém divulgação semanal das atividades planejadas de videoconferências e webconferências, proporcionando interação entre escola e serviço.

 

Rede Rute

A Unidade de e-Saúde realiza também um trabalho integrado com a Rede Universitária de Telemedicina – RUTE – fomentando participações e colaboração entre profissionais de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs). Os SIGs promovem debates, discussões de caso, aula e grupos de pesquisas multicêntricas.

Atualmente, 149 instituições participam de cerca de 55 SIGs em várias especialidades e sub-especialidades, como: Psiquiatria, Cardiologia, Enfermagem, Oftalmologia, Dermatologia, Fonoaudiologia com temáticas variadas como  Educação Médica, Ciência de Dados e Inteligência artificial, simulação em saúde,Telessaúde entre outros. Conheça mais em http://rute.rnp.br/sigs 

 

Serviços de Telessaúde do Hucam-Ufes

  • TelessaúdeES

Parceria entre Hucam-Ufes, SESA e IFES. A Unidade e-Saúde é o núcleo técnico- científico do Telessaúde ES, onde são organizadas e executadas todas as atividades de Tele-educação e teleconsultoria do Telessaúde ES. As atividades são programadas em consonância com as demandas da Secretária de Saúde do Estado do Espírito Santo, e também com base nas solicitações de teleconsultorias realizadas pelos usuários do serviço de Segunda Opinião Formativa que o Hucam- Ufes oferece a todo o estado.

  • Unidade e-Saúde

A Unidade e-Saúde do Hucam-Ufes oferta os seguintes serviços: Teleconsultoria   especializada - discussão de casos clínicos e de processos de trabalho, 2ª opinião formativa com profissionais de saúde; Teleorientação a pacientes Hucam; Teleorientação COVID-19 em parceria com o Laboratório LAIS (Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde HUOL/UFRN/Ebserh): https://orientacorona.hucam.edu.br/ .

 

Programação de atividades 

Clique aqui e confira a programação de atividades da Telessaúde.

 

Canais do YouTube

https://www.youtube.com/user/telessaudees

 https://www.youtube.com/HucamUfes

 

Links de interesse:

BVS Atenção Primária em Saúde: https://aps.bvs.br/

Telessaúde ES: http://telessaude.ifes.edu.br/.