Notícias Notícias

Voltar

Arcebispo de Vitória celebra missa na capela

religiosidade

Arcebispo de Vitória celebra missa na capela

Santa Teresinha do Menino Jesus, que dá nome ao templo no campus do hospital, foi homenageada

VITÓRIA (ES) -  O arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, visitou nesta terça-feira (01/10), o campus do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) para celebrar a Missa das Rosas, na Capela Santa Teresinha do Menino Jesus, homenagem a santa que dá nome ao templo.

Durante a homilia, o arcebispo ilustrou sua fala por meio da trajetória de vida da santa francesa, que morreu muito jovem, aos 24 anos. Dom Dario falou sobre não perder o encanto da infância, sobre humildade e fazer o bem ao outro, nem que seja “dar um copo de água para o sedento”, como ele afirmou.

A professora Rita Checon, superintendente do Hucam-Ufes, foi quem deu as palavras finais. Agradeceu a presença do clérigo e fez um pedido a todos: "Rezem muito pelo Hucam, pelos nossos trabalhadores. Rezem por todos nós que estamos aqui tentando fazer o melhor. Rezem pelos doentes que estão aqui, que tenham a sua recuperação."

A capela do Hucam-Ufes foi inaugurada nos anos 50 do século passado, quando o hospital ainda era o Sanatório Getúlio Vargas, para tratamento de pacientes com tuberculose. Chegou a ficar fechada por 15 anos para a manutenção, e só conseguiu reabrir mediante as doações de empresários e mediante uma quantia arrecadada com a venda de um livro de autoria do professor Mário Tadeu Penedo Borges. A arrecadação alcançou o valor de R$ 80 mil.

A igreja foi reaberta em agosto de 2013 e toda semana, nas quartas feiras às 15 horas, ocorrem missas no local.