Notícias Notícias

Voltar

Hucam é solução no combate ao câncer de próstata

Urologia

Hucam é solução no combate ao câncer de próstata

Hospital realiza cerca de 400 cirurgias urológicas por mês em pacientes de todo o ES e de outros estados

VITÓRIA (ES)- O Novembro Azul de combate ao Câncer de Próstata chega ao fim, mas a mensagem fica para o ano todo: A detecção precoce do tumor é a forma mais eficiente de se livrar da doença. No Espírito Santo, o Hucam-Ufes é solução e referência em Urologia, dentro do Sistema Único de Saúde. Cerca de mil pessoas são atendidas pelos profissionais da Unidade do Sistema Urinário todos os meses.

São, em média, 400 cirurgias urológicas por mês em pacientes de várias partes do país e do Estado que, com frequência, não conseguem resolver seus problemas na rede básica de assistência de onde moram. Chegam aos cuidados do hospital cidadãos do Sul da Bahia, Leste de Minas Gerais, Norte Fluminense e, não raro, de Rondônia e Roraima, este último a mais de 5 mil quilômetros ou pelo menos 7 horas de voo no trajeto comercial mais curto.

Neste mês, os principais canais de comunicação do Hucam vestiram o logotipo do hospital em azul para defender a causa. Nos corredores, apoiadores do Novembro Azul puseram a camiseta em compromisso à campanha.

O chefe da Unidade do Sistema Urinário, professor Márcio Maia Lamy de Miranda, descreve o que faz da Urologia do Hucam-Ufes uma ferramenta indispensável na rede do Sistema Único de Saúde capixaba:

“O Hucam é o único hospital no estado que é referência em Urologia para todo tipo de patologia da especialidade. Além disso, temos o único serviço de residência médica em Urologia no ES credenciado pelo Ministério da Educação e pela Sociedade Brasileira de Urologia”.

Apesar dos desafios e da crescente demanda por atendimentos urológicos no Espírito Santo, o Hucam não se omite e atende pacientes em 10 turnos semanais em seu ambulatório, de segunda a sexta-feira.