Notícias Notícias

Voltar

Hucam participa da Semana da Tireoide

Prevenção

Hucam participa da Semana da Tireoide

Especialista visita hospital para promover educação sobre a glândula a pacientes

VITÓRIA - Pacientes do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), da Universidade Federal do Espírito Santo, participaram das ações educativas da Semana Internacional da Tireoide, realizada entre os dias 20 e 25 de maio em todo o País.

Este ano, o tema da campanha foi sobre a saúde da glândula durante a gravidez. A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Espírito Santo, Alessandra Ferri Casini, esteve no Hucam a convite do Setor de Apoio Diagnóstico do hospital e percorreu salas de espera para apresentar a campanha aos pacientes com distúrbios tireoidianos.

"O mundo todo está alertando essa semana sobre a importância do diagóstico precoce e tratamento dos distúrbios tireoidianos. É uma glândula importante para o nosso organismo, pois procduz hormônios, o T3 e T4, que são fundamentais para o metabolismo", disse a endocrinologista.

Mulheres com problemas tiroidianos que estejam grávidas ou com a intenção de engravidar devem fazer uma avaliação adequada de sua disfunção para que fiquem devidamente compensadas do problema. Segundo Alessandra, entre as complicações possíveis estão  a pré-eclâmpsia, a hipertensão arterial e até um abortamento. E após o nascimento, o bebê apresentar alterações no desenvolvimento psiconeuromotor.

Sobre a manhã de campanha no Hucam, a vice-presidente falou sobre a experiência com os pacientes:
"Foi uma oportunidade ímpar ter essa aproximação com os pacientes, foi um momento que tiveram para tirar dúvidas. Digo sempre que temos que educar para prevenir. O entendimento sobre o que se tem na tireoide para que possam ter um tratamento mais efetivo".

Imagens: