Notícias Notícias

Voltar

Voluntários aplicam testes de detecção rápida do vírus tipo C

Hepatites virais

Voluntários aplicam testes de detecção rápida do vírus tipo C

Campanha, em parceria com o Rotary Club, mobiliza alunos e profissionais do hospital no mês de combate a doença

VITÓRIA (ES) -Às vésperas de celebrar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), recebeu, nesta sexta-feira 26/07 voluntários do Rotary Clube para realizar, gratuitamente, cerca 300 testes para o vírus da hepatite C.

A coleta de sangue foi acompanhada por ações educativas, ao lado da entrada principal de pacientes do hospital. O resultado do teste sai em menos de 15 minutos. Os exames que tiverem resultado positivo para o vírus terão acompanhamento especializado. A boa notícia é que, antes incurável, agora é possível curar mais de 90% dos casos de hepatite C.

Um a cada três transplantes de fígado que ocorrem no Brasil é por causa de complicações decorrentes da doença. O vírus, que atinge 3 milhões de brasileiros, pode ficar anos a fio sem sintomas até surgirem as consequências de um câncer.

É aí que mora o perigo. Um indivíduo pode estar contaminado, há muito tempo, sem saber. Portanto, o primeiro passo para a erradicação da doença passa pela massificação do diagnóstico, feito por meio de um simples exame de sangue. 

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas por atender pacientes do SUS, e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.