Notícias Notícias

Voltar

Hucam celebra dia pela Segurança do Paciente

prevenção

Hucam celebra dia pela Segurança do Paciente

No mês em que se comemora Dia Mundial para o tema, hospital faz ciclo de palestras

VITÓRIA (ES) - Nesta terça-feira, dia 17 de setembro de 2019, é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. O tema é um dos aspectos centrais na assistência aos milhares de usuários do SUS que passam pelo Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes). Prova disso foi a realização, neste mês dedicado ao tema, do III Encontro pela Segurança do Paciente, no dia 04.

O dia de palestras, que envolveu especialistas de diferentes áreas da assistência em Saúde, abrigou também a II Mostra de Melhorias para Segurança do Paciente. Para a Mostra, colaboradores do Hucam-Ufes enviaram seus trabalhos ao longo do mês e três foram selecionados para a apresentação ao público.

Atuar preventivamente pela segurança do paciente é indispensável. Fazer a correta higienização das mãos, por exemplo, é a medida de melhor custo-benefício para evitar riscos de infecção hospitalar.

Segundo a literatura científica especializada, 500 pacientes morrem todos os dias, em todo o mundo, por falhas no sistema de saúde. A Organização Mundial de Saúde estima que 134 milhões de incidentes com danos associados ao cuidado em saúde, em grande parte evitáveis, nos países de baixa e média renda resultam em cerca de 2,6 milhões de mortes por ano.

Diante deste dado alarmante, o Hucam adere à campanha mundial e provoca pacientes, familiares, profissionais de saúde, professores, pesquisadores, gestores, formuladores de políticas de saúde e autoridades para que “falem pela segurança do paciente”. A mobilização em torno dessa temática visa eliminar os obstáculos para um cuidado seguro.

No hospital, todos os colaboradores são incentivados a usar um sistema interno para notificação de incidentes, o Vigihosp. Empurrar os problemas para debaixo do tapete é o maior atalho para a repetição de erros e falhas de procedimento. E como já foi dito, segurança é prioridade para o Hucam-Ufes.