Notícias Notícias

Voltar

Conheça Dona Margarida, a sobrevivente que emociona trabalhadores da Nefrologia

Humanização

Conheça Dona Margarida, a sobrevivente que emociona trabalhadores da Nefrologia

Colaboradores do Hucam realizam Chá de Casa Nova para a noiva, no Centro de Diálise

VITÓRIA (ES) - O Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) esteve em festa na última quarta-feira (16/10). A paciente Margarida dos Santos vai se casar e, por isso, ganhou um Chá de Casa Nova das equipes multiprofissionais da Nutrição e da Nefrologia. A história de vida e a perseverança de Margarida sensibilizaram a todos.

Há cerca de dois anos, Dona Margarida foi internada para realizar uma cirurgia aparentemente simples, a retirada de um mioma. Mas complicações no tratamento a fizeram amputar as pernas e depois, desenvolver uma insuficiência renal.

Durante o processo, Margarida pensou que morreria e até chamou os parentes para se despedir. Em determinado momento, desejou o fim do relacionamento com seu companheiro, Waldemir, tantas foram as limitações impostas por seu estado de saúde. O homem, no entanto, insistiu para a continuação do relacionamento. No entanto, o tempo passou, ela conseguiu se reestabelecer, e desde então tem apresentado melhoras.

“Ela pediu para se separar porque achou que não ia conseguir mais se relacionar com ninguém, mas agora já estão juntos novamente e com o casamento marcado”, contou Aparecida Furriel, nutricionsita que atende Margarida no Hucam-Ufes.

O Chá de Casa Nova ocorreu no salão onde estão concentrados os atendimentos de hemodiálise do Hucam-Ufes e teve direito a presentes dos amigos pacientes, da equipe multiprofissional, e de outros funcionários. Também teve tortas salgadas e bolos -- um deles em formato de coração, preparado por cozinheiros do próprio hospital.

Uma das técnicas da Nutrição, Maria Aparecida Alves, destacou a participação coletiva na festa. Segundo ela, muitos se mobilizaram e cada um deu o quanto podia para comprar um presente para a noiva:

“Saber que existe amor ao longo dos anos, né? Na situação que mundo está... A gente fica muito emocionado. Todo mundo quis ajudar”.

Margarida estava acompanhada pelo filho. Ambos ficaram muito gratos por toda a atenção e apoio recebidos dos amigos e funcionários, assim como pela mobilização para realizar o Chá de Casa Nova.

“Muito obrigada por tudo que fizeram por mim, e o que estão fazendo ainda”, finaliza Margarida.

Sobre o Serviço de Nefrologia do Hucam

O Hucam-Ufes está integrado à Rede de Atenção ao Doente Renal Crônico do SUS no Estado. O Centro de Diálise do Hucam realiza cerca de 800 atendimentos por mês. Mas o atendimento ao doente renal crônico no Hucam não se limita à hemodiálise e inclui um trabalho multiprofissional, com uma equipe formada por psicólogo, enfermeiros, nutricionista, terapeuta ocupacional e assistente social.

Sobre a Rede Ebserh

O Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.