Notícias Notícias

Voltar

Hospital lança manual de dietas orais

Nutrição clínica

Hospital lança manual de dietas orais

Nomes, características, valores nutricionais, indicações e exemplos de cardápios foram compilados de forma ilustrada

VITÓRIA (ES) - A equipe da Unidade de Nutrição Clínica do Hucam-Ufes fez extenso trabalho para produzir um manual ilustrado com todos os nomes, características, valores nutricionais, indicações e exemplos dos cardápios das dietas orais oferecidas pelo hospital em todas as refeições de seus pacientes internados.


O Manual de Dietas Orais está disponível para download na intranet do hospital, integrante da rede Ebserh, e traz, com fotos, opções padronizadas para que o profissional de saúde tome a melhor decisão na hora de prescrever a alimentação do paciente sob seus cuidados. 

O documento facilita e dá segurança ao trabalho assistencial, além de cumprir a missão do Hucam com o Ensino, já que está aberto para a livre consulta de estudantes de todas as áreas, não apenas da Nutrição.

O manual se destaca pela rigorosa metodologia empregada,  que o diferencia da maior parte dos documentos disponíveis deste tipo. A versão do Hucam utilizou como base para o calculo do valor nutricional de cada dieta a média de 12 cardápios aleatoriamente selecionados, possibilitando análise mais representativa dos valores de calorias e nutrientes. 

"Este material foi cuidadosamente elaborado para que pudesse determinar corretamente a composição e o valor nutricional das dietas ofertadas.  As fotos que ilustram o manual são imagens reais, que representam a aparência e quantidade de cada preparação que compõe as refeições. É uma ferramenta de trabalho útil para estar no computador ou celular de cada profissional da área assistencial do Hucam e que também poderá ser consultada pelos nossos alunos ", recomenda a chefe da Unidade de Nutrição Clínica do hospital, Glenda Petarli.

 

Sobre a Ebserh

O Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Imagens: