Plano Diretor Estratégico (PDE) Plano Diretor Estratégico (PDE)

                       

A gestão de um hospital público e universitário, além de sua complexidade, tem sido marcada por rápidas mudanças, representadas por vários desafios e por novas exigências do contexto econômico e social, notadamente neste período tão conturbado de pandemia. 

Este estado de coisas, além de todas as suas peculiaridades, exige do hospital posturas que são influenciadas por dispositivos legais e compromissos educacionais e sociais. A melhoria dos indicadores de performance, envolve capacidade de planejamento, sua implementação e sua avaliação. Desta forma potencializamos nossos recursos, já que garantimos maior eficiência, eficácia e efetividade as ações institucionais, facilitando o atingimento dos objetivos e das metas estabelecidas.

Neste cenário, com visão proativa em relação aos diferentes contextos que envolvem a instituição, o Hucam dá início ao processo de elaboração do seu Plano de Diretor Estratégico – PDE, para o período de 2020 a 2023.

Sendo assim, é de extrema importância que todos saibamos o que este documento representa para o futuro da instituição, por meio de perguntas e respostas que apresentamos mais abaixo.

Notícias

Grupo de Trabalho retoma desenvolvimento do PDE

Hucam terá novo Plano Diretor Estratégico (20/03/20)

Conheça mais

O que é?

O Plano de Diretor Estratégico (PDE) é um instrumento de planejamento e gestão fundamental para o desenvolvimento presente e futuro do Hucam.

 

É elaborado com base em que?

É um documento oficial e formal exigido pela Ebserh, que revela as questões centrais e prioritárias do Hucam para os próximos 4 anos.  

 

De que se constitui?

É constituído por um conjunto de estratégias que se propõe a projetar o Hucam para um estado futuro, ou seja, do estado atual em que se encontra para um estado que ser quer alcançar.

Estão contidas em sua estrutura:

  • A razão de sua existência, caracterizado por sua Missão;
  • Aquilo que o Hucam identifica e compartilha em seu dia-a-dia e que determina como a coisas devem ser interpretadas e executadas, representado pelos seus Valores;
  • Aonde a instituição quer estar nos próximos 4 anos, representado por sua Visão de Futuro;
  • Como elementos propositivos para que as “coisas” possam acontecer, apresenta os seus Macroproblemas contextualizados dentro dos pilares: Sociedade; Sustentabilidade; Governança; Processos e Tecnologia e Pessoas, que permeiam seus Projetos Estratégicos, Ações Estratégicas e Metas a serem realizadas, bem como os Indicadores para sua mensuração.

 

Para que serve?

  • É o principal instrumento de gestão da instituição, que aponta os caminhos a serem seguidos que possibilitará o cumprimento da sua Missão, sua Visão e alcançar seus Projetos Estratégicos, Ações Estratégicas e suas Metas;
  • Possibilita dar transparência às ações institucionais e mostra para os seus diversos públicos usuários, como o Hucam atuará nos próximos anos;
  • É o documento orientador para o desmembramento da estratégia em Planos Táticos e Planos Operacionais; e
  • Possibilita comunicar a estratégia para os níveis Tático e Operacional.

 

Por que é importante?

  • Porque prioriza o que é importante para instituição nos próximos anos;
  • Porque define os seus principais Projetos Estratégicos, Ações Estratégicas e Metas, construindo os caminhos para suplantar seus principais desafios para os próximos anos, orientando suas atividades;
  • Porque cria parâmetros para que a Instituição possa medir com mais efetividade a qualidade dos seus serviços e o seu desenvolvimento, nas áreas do ensino, pesquisa, extensão, assistência e gestão administrativa.

 

Por que é importante que todos participem?

  • Com a participação de todos, poderá ser incluído no documento os diversos “olhares” e perspectivas sobre o papel do Hucam;
  • A participação torna o documento mais real, já que são incluídas propostas concretas, de quem enxerga e, muitas vezes, vivencia as dificuldades da Instituição;
  • É uma oportunidade de os colaboradores serem incluídos, representados e engajados com os processos de mudança.

 

Como participar

Serão disponibilizados canais de comunicação para que toda a Comunidade Acadêmica, Hospitalar e a Sociedade Capixaba possam ser ouvidas.

Além disso, serão realizadas reuniões presenciais envolvendo alunos, técnicos administrativos, professores, parceiros e a comunidade externa para ampliar ainda mais a participação efetiva destes segmentos.

 

Pesquisa Pública

Uma pesquisa pública para toda a comunidade do Hucam está em andamento. Todos receberam um e-mail para opinar sobre a Missão, a Visão e os Valores da instituição, bem como para sugerir Ações que visem o desenvolvimento institucional. O Hucam é integrante da rede de 40 hospitais universitários federais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O objetivo da pesquisa é captar a opinião da comunidade acadêmica, hospitalar e da sociedade capixaba com vistas a subsidiar a construção do PDE de forma participativa e abrangente.

Metodologia

 

Cronograma

 

Mapa Estratégico

Materiais de Apoio

Tratam-se de documentos referenciais para que possam servir de subsídio e apoio às discussões sobre o PDE. A leitura e a utilização destes documentos são necessárias para analisar os vários ambientes, contextos e relações do Hucam com os diversos atores que interagem no seu campo de atuação. Tenha uma ótima leitura.

 

  1. ES2030 - https://planejamento.es.gov.br/plano-es-2030
  2. PE SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO ESPÍRITO SANTO - https://saude.es.gov.br/Media/sesa/Planejamento/PES%20-%20Plano%20Estadual%20de%20Saude_2016-2019-1.pdf
  3. PDI UFES - http://pdi.ufes.br/pdi-2015-2019
  4. PDE EBSERH – http://pde.ebserh.gov.br
  5. PPA – Plano Pluri Anual - https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/planejamento-e-orcamento/plano-plurianual-ppa
  6. Indicadores Estratégicos HUCAM -
  7. ENDES – Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - http://www2.planejamento.gov.br/assuntos/planeja/endes
  8. PNE - http://pne.mec.gov.br/

 

Treinamentos

O processo de revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) 2020-2023 do Hucam está em andamento. Para que possamos alinhar linguagens e adquirir uma maior proximidade e entendimento sobre os temas planejamento e estratégia, estamos disponibilizando links constantes nas principais plataformas públicas federais para treinamento nos referidos temas.

A capacitação é uma forma efetiva de criar resiliência, ao mesmo tempo em que se adquire e aprimora habilidades e competências para o desenvolvimento dos trabalhos de maneira mais racional e eficiente. Participe!

 

Escola Ebserh de Educação Corporativa 

Estratégia da Rede Ebserh 

Introdução do Gerenciamento de Projetos


Escola Nacional de Administração Pública

Formação de Facilitadores de Aprendizagem

Gestão da Estratégia com BSC – Fundamentos

Introdução à Gestão de Projetos

Planejamento Estratégico para Organizações Públicas


Banco Interamericano de Desenvolvimento

Gestão de Projetos de Desenvolvimento

Gestão de Riscos em Projetos


Governo Federal

Portal de Cursos de Capacitação à Distância