Ensino e Pesquisa Ensino e Pesquisa

A Gerência de Ensino e Pesquisa – GEP do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) tem a finalidade de promover a articulação entre o hospital universitário e as demais unidades acadêmicas da Universidade, com vista a viabilizar e coordenar o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, inovação tecnológica e extensão no âmbito do HU.
A GEP trabalha com base na premissa de que o hospital universitário possui uma dupla missão: a de atender com qualidade os pacientes sob sua responsabilidade e, dessa forma, oferecer as melhores condições para o ensino, aprendizagem e geração de conhecimento. Assim, é prioridade desta gerência o estabelecimento de mecanismos de comunicação permanente com os seus clientes: docentes, alunos e pesquisadores, a fim de promover a escuta ampliada das necessidades, anseios e eventuais críticas, para a construção de soluções conjuntas.
Dentre as metas da GEP está a criação gradual de condições para que o HUGG se torne o principal cenário de práticas hospitalares para os cursos da área da saúde da Universidade, bem como estimular que as demais áreas de conhecimento também utilizem o hospital como campo de atividades de ensino e de pesquisa.
A Gerência de Ensino e Pesquisa é responsável, entre outras atividades de alcance acadêmico e social, pela organização e realização de eventos tradicionais de cunho científico, no âmbito do HUGG, como a Jornada Científica.

O objetivo da Jornada Científica é divulgar as pesquisas e os trabalhos desenvolvidos no HUGG e pela comunidade científica do Rio de Janeiro, além de trabalhos dos estudantes de graduação, de pós-graduação stricto e lato sensu e de pesquisadores.

Para informações mais detalhadas sobre as atribuições da Gerência de Ensino e Pesquisa, leia o documento: