Hospital Universitário Júlio Bandeira - HUJB

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Pedagogia Pedagogia

Atividades realizadas Atividades realizadas

O atendimento Pedagógico hospitalar é prestado de forma individualizada aos pacientes internos na Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (UASCA), sendo realizadas visitas diárias aos pacientes nos leitos, levando em consideração para elaboração das atividades lúdicas pedagógicas, a faixa etária e o desenvolvimento cognitivo de cada criança.

Já em relação aos pacientes que se encontram na observação, o atendimento é mais coletivo do que individualizado, onde são lidos contos infantis, cantado músicas e ofertado desenhos para pinturas. Na observação, ainda, a Pedagogia conta com o reforço dos alunos dos projetos de Extensão da UFCG onde incrementam as atividades com fantoches e peças teatrais.

Durante a alta hospitalar multiprofissional, a Pedagogia providencia o encaminhamento da criança para os ambulatórios do HUJB, ou para o município de origem, sempre que for identificada a necessidade de acompanhamento de outro profissional.

A Pedagogia do HUJB também oferta curso de capacitação para estudantes e colaboradores, além de promover ações educativas voltadas ao público adulto em espera de atendimento nas recepções do hospital, através de palestras com temas transversais, levando em consideração sempre a realidade local dos ouvintes.

A Pedagogia desenvolve e coordena, ainda, a atividade denominada “Brincar de Médico”, realizada pela equipe multiprofissional, cujo objetivo é fornecer, através da brincadeira, conhecimento prévio acerca da cirurgia a qual a criança será submetida, e promover para maior integração da criança interna com a equipe de Enfermagem, buscando dessa forma mitigar os impactos causados pela internação pré-cirúrgica.

Também são desenvolvidas atividades temáticas em datas comemorativas, como Dia das Crianças, Natal.

Navegação Navegação