Hospital Universitário Júlio Bandeira - HUJB

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Fisioterapia Fisioterapia

Atividades realizadas Atividades realizadas

A assistência fisioterapêutica hospitalar é prestada de acordo com a necessidade individualizada de cada paciente admitido na Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (UASCA), na Clínica Cirúrgica e na Unidade de Pronto Atendimento, sendo realizado visitas diárias aos pacientes para avaliação cinesiológica funcional, elaboração dos objetivos e do plano de tratamento.

De um modo geral, a fisioterapia hospitalar almeja prevenir as possíveis complicações motoras, neurológicas e respiratórias que podem ocorrer durante a internação, reduzindo também, o tempo de permanência do paciente no âmbito hospitalar.

A equipe de Fisioterapia oferece atendimento ambulatorial especializado em Fisioterapia Pélvica, destinado a mulheres com disfunções uroginecológicas e atendimento ambulatorial especializado em Fisioterapia Respiratória, destinado a pacientes com transtornos respiratórios, sobretudo, na reabilitação de pacientes pós Covid-19. 

Participa também das atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio de preceptoria, realizada de acordo com as resoluções do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), envolvendo o estágio supervisionado desenvolvido por discentes e docentes da Faculdade Santa Maria.

Os fisioterapeutas integram algumas das comissões/comitês do HUJB, dentre elas: Comissão de Cuidados Paliativos, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Comissão de Brigada Voluntária de Incêndio, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Além disso, atuam em atividades educativas, com apresentação semanal aos colaboradores de temas diversos sobre saúde e bem-estar, incluindo a execução da ginástica laboral como método de prevenção de doenças ocupacionais, redução de acidentes de trabalho e aumento de produtividade.

Navegação Navegação