Estrutura assistencial Estrutura assistencial

O HUJB-UFCG desempenha um importante papel na Rede de Atenção à Saúde (RAS). Realiza atendimentos de urgência e emergência clínica em pediatra, conforme Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco. Esse serviço conta com uma sala de estabilização (sala vermelha), além das salas amarela e verde, para pacientes de menor gravidade.

Atualmente possui duas (02) unidades para internações hospitalares, uma em pediatria com 12 leitos clínicos e três (03) leitos cirúrgicos (cirurgias eletivas); e uma clínica cirúrgica com 17 leitos para os internamentos cirúrgicos (cirurgias eletivas), de usuários a partir de 15 anos.

A primeira contratualização com o gestor do SUS foi realizada em maio de 2013, desde então o hospital vem cumprindo com a prestação dos serviços pactuados com a Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras. Desde 2014 o hospital vem aumentando a oferta de serviços pelo SUS, iniciando com a realização de consultas eletivas. Mas foi entre 2018 e 2019 que a ampliação dos serviços foi maior e, além de consultas e exames diagnósticos, o hospital passou também a realizar cirurgias eletivas. O novo contrato SUS foi assinado em novembro de 2019.

O HUJB-UFCG possui um Centro Cirúrgico, devidamente equipado, com três (03) salas de cirurgia, além de uma Central de Material de Esterilização própria e leitos de recuperação pós-anestésica.

 

Leitos

Atualmente, o HUJB-UFCG conta com um total de 32 leitos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), sendo classificado como um hospital geral de média complexidade e de pequeno porte.

A reforma e a ampliação do hospital realizada em 2013 pela UFCG proporcionou o planejamento para implantação de 53 leitos hospitalares, portanto, ainda podem ser abertos 21 leitos, a depender da disponibilidade de recursos humanos e financeiros, seguindo as necessidades acadêmicas e assistenciais.