Hospital Universitário Júlio Bandeira - HUJB

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente

Eventos e Atividades Educativas Eventos e Atividades Educativas

COVID-19: ATUALIZAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO HUJB

Atualizado em 11/03/2020 as 11:31h

 

Colaboradores do Hospital Universitário Júlio Bandeira foram convidados para participar de uma palestra sobre o novo coronavírus, ministrada pelo médico infectologista, Dr. Ramiro Tavares. Entre os temas abordados estavam orientações procedimentais para casos suspeitos de infecção, além de informações preliminares sobre transmissão e sintomas.

A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas como: gotículas de saliva, espirro, tosse, contato pessoal próximo como toque ou aperto de mão e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Por isso, higienizar as mãos é uma importante forma de prevenção contra o coronavírus e demais epidemias.

                   

               


 

 

DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO PACIENTE

Atualizado em 20/01/2020 as 14:30h

 

Campanha promovida no dia 17 de Novembro de 2019,  com a realização de diversas atividades que envolveram estudantes, colaboradores e usuários do HUJB, com o objetivo de sensibilizá-los quanto à importância do cuidado na segurança do paciente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também: Campanha do Hospital Universitário Júlio Bandeira fala sobre a segurança do paciente

 

 

ATIVIDADES DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS COM OS COLABORADORES

Atualizado em 20/01/2020 as 11:15h

 

O Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente em conjunto com a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares realizam, periodicamente, ações de engajamento com os colaboradores sobre a higienização das mãos, com ênfase nos 5 momentos para higiene da mãos. A higienização das mãos é uma estratégia mundial para redução de infecções relacionadas à assistência à saúde, e em ambiente hospitalar pode ser realizada por meio de fricção de álcool em gel ou lavagem com água e sabonete líquido.

 

 

TREINAMENTOS DE PROTOCOLOS

Atualizado em 20/01/2020 as 10:05h

 

Os Protocolos do hospital são implementados a partir do treinamento realizado com colaboradores estratégicos, que serão multiplicadores das boas práticas em seus setores. As imagens abaixo são dos treinamentos dos Protocolos de Prevenção de Lesão Por Pressão e Prevenção de Quedas.