Notícias Notícias

Voltar

HUJB recepciona estudantes da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

Ensino e pesquisa

HUJB recepciona estudantes da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

O processo seletivo se deu por meio do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba, da Comissão da Residência Multiprofissional da SES-PB

Cajazeiras (PB) – O Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande, vinculado à Rede Hospitalar Ebserh (HUJB-UFCG/Ebserh), recebeu, no final de maio, estudantes do primeiro ano do Programa da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (RMSC). O programa constitui a modalidade de ensino de pós-graduação Lato Sensu para profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Nutrição, com duração de 24 meses.

O objetivo da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva é formar sanitaristas, graduados em diferentes áreas da saúde, para compreender a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nas ações de gestão, atuando com maior ênfase no planejamento, nas redes de atenção à saúde e na educação em saúde, contribuindo assim na promoção de ações de saúde coletiva.

"Acolher estudantes dessa modalidade de residência multiprofissional no HUJB é uma ação importante para consolidar cada vez mais o papel formador do hospital universitário no sertão paraibano. Os residentes terão oportunidade de melhorar sua formação, podendo diversificar suas aprendizagens e vivências em múltiplos cenários”, afirma José Ferreira Júnior, gerente de Ensino e Pesquisa do hospital. 

O desenvolvimento do projeto pedagógico do programa ocorre via integração ensino-serviço, desenvolvida por intermédio de parcerias com os gestores, trabalhadores e usuários das instituições parceiras: Faculdade Santa Maria, serviços de saúde estaduais e municipais de algumas regiões, gestão da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba e, a partir de agora com o HUJB, da Rede Ebserh. Essas parcerias possibilitam que os residentes tenham suas atividades de formação divididas em atividades teórico-práticas (20% da carga horária total) e atividades práticas (80% da carga horária total), distribuídas em 60 horas semanais, cumpridas em regime de tempo integral e de dedicação exclusiva.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Com informações do HUJB-UFCG