Notícias Notícias

Voltar

Ação do HUJB acolhe colaboradores que retornam às atividades após ausência prolongada

Humanização

Ação do HUJB acolhe colaboradores que retornam às atividades após ausência prolongada

“De Volta ao Trabalho” tem como objetivo minimizar os sentimentos de ansiedade inerente à nova fase de adaptação

Cajazeiras (PB) – Retornar ao trabalho após uma pausa na carreira é um desafio, porém essa volta pode parecer ainda mais complexa quando se trata de afastamentos mais longos. Considerando o princípio da humanização, o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), vinculado à Rede Hospitalar Ebserh, por meio da Divisão de Gestão de Pessoas, implantou uma ação intitulada “De Volta ao Trabalho”.

A ação de acolhimento acontece quando o colaborador retorna às atividades laborais após um afastamento acima de 30 dias. Realizada com apoio das chefias, o “De Volta ao Trabalho” propõe a entrega de um cartão com mensagens motivacionais e palavras de carinho, que destacam a importância do colaborador para o hospital.

Para Alexandra Vieira, chefe da Divisão de Gestão de Pessoas do HUJB, o momento tem como objetivo minimizar os sentimentos de angústia, ansiedade ou mesmo isolamento inerentes a nova fase de adaptação. “O projeto pode auxiliar na reintegração do colaborador em seu ambiente de trabalho. Ações como essa fortalecem os vínculos com a equipe e deixam o ambiente de trabalho mais prazeroso e feliz”, ressaltou. 

De acordo com Maria Julieta, enfermeira e primeira colaboradora a participar da ação, o período de licença maternidade mudou sua rotina, gerando ansiedade no retorno ao trabalho. “Com o acolhimento da equipe tudo ficou mais fácil. A gente realmente se sente muito querida”, disse.

A opinião é compartilhada por Maria do Carmo Silva, técnica de enfermagem, que retornou no último dia 27 de agosto de sua licença maternidade. “Esse acolhimento é muito importante, é como se nos desse uma energia a mais para desempenhar nosso trabalho”, afirmou.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Com informações do HUJB-UFCG/Ebserh