Notícias Notícias

Voltar

Hospital Júlio Bandeira ampliará em 5 vezes a oferta de atendimentos para a população

Assistência à saúde

Hospital Júlio Bandeira ampliará em 5 vezes a oferta de atendimentos para a população

Contratações realizadas pela Ebserh para o HUJB possibilitaram novo contrato com o SUS e aumento das receitas

Cajazeiras (PB) – O Hospital Universitário Júlio Bandeira, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande e à Rede Ebserh (HUJB-UFCG/Ebserh), ampliará os atendimentos oferecidos à população em mais de cinco vezes. O aumento da oferta será possível com a assinatura de um novo contrato com o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras, ocorrida na última semana.

O contrato anterior havia sido assinado em 2013 e só previa duas metas quantitativas: atendimentos ambulatoriais (pronto atendimento de pediatria) e internações da Pediatria Clínica. O hospital havia sido recebido pela UFCG em 2012 e, ainda sem a força de trabalho constituída, manteve apenas os serviços realizados quando ainda era um hospital municipal. Apenas com a assinatura de gestão com a Ebserh em dezembro de 2015, foi possível a realização de concurso público, o que possibilitou reforço de pessoal e aumento da oferta de atendimentos, formalizada agora com a nova contratualização SUS.

O novo contrato prevê que os recursos financeiros destinados à média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar passarão de R$ 784 mil para R$ 2,4 milhões ao ano, possibilitando que a oferta de atendimentos salte de 36.660 para 192.672, um incremento de aproximadamente 525%. As metas de internação, por exemplo, passarão de 660 ao ano para 2.100. Até outubro de 2019, o HUJB já havia realizado 802 internações. Como o incremento do contrato foi nas internações cirúrgicas, com a assinatura do contrato as vagas serão ampliadas conforme a nova pactuação.

Além da ampliação da oferta assistencial, o novo contrato SUS possibilitará aumentar de forma significativa o papel do hospital na formação de recursos humanos, sobretudo dos profissionais da área da saúde. “É um marco para o HUJB que, há alguns meses, já vem se apresentando à sociedade com um novo perfil assistencial, de gestão e de ensino. Esse é o início de uma nova fase para a unidade hospitalar, em que damos um salto de qualidade”, declarou a superintendente do HUJB, Maria Mônica Paulino.

Contrato

O documento já havia sido assinado pelo presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Ferreira, e pelo diretor de Atenção à Saúde da estatal, Giuseppe Gatto. Agora, foi assinado pelo secretário municipal de Saúde de Cajazeiras, Antônio Helano, pela superintendente do HUJB, Maria Mônica Paulino, e pelo gerente de Atenção à Saúde substituto, Cícero Emanoel.

Presente na solenidade de assinatura, ocorrida na última quinta-feira, 14, o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles, salientou a importância de se praticar a responsabilidade coletiva, que exige um diálogo permanente de parceria e trabalho em equipe em prol da comunidade. O secretário de Saúde destacou ser uma grande conquista ter um hospital universitário na região e a satisfação de poder contribuir em áreas tão importantes como a saúde e a educação.

Sobre a Rede Ebserh

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Com informações do HUJB-UFCG/Ebserh