Notícias Notícias

Voltar

Hospital Júlio Bandeira inicia ano letivo com integração de alunos

Ensino

Hospital Júlio Bandeira inicia ano letivo com integração de alunos

Atividade faz parte do Programa de Acolhimento ao Estudante

Cajazeiras (PB) O Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande, filiado à Rede Ebserh (HUJB-UFCG/Ebserh), realizou sua primeira integração de estudantes do hospital nos dias 10 e 11 de fevereiro, com objetivo de acolher e prestar orientações necessárias aos alunos que realizarão atividades no primeiro semestre desse ano. Participaram do evento alunos dos cursos de biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição, odontologia e psicologia, totalizando 190 estudantes.

A abertura do evento aconteceu no auditório central do campus da UFCG de Cajazeiras com um momento de acolhimento dos estudantes. A apresentação institucional ficou a cargo da superintendente Mônica Paulino, que falou sobre os avanços e desafios do hospital. “A integração discente faz parte de um Programa de Acolhimento ao Estudante que está sendo implantado no HUJB. O objetivo é fornecer informações, processos, protocolos e normas que proporcionarão uma melhor experiência de aprendizado por meio do ensino em serviço”, afirmou o gerente de Ensino e Pesquisa, José Ferreira Lima Júnior.

Todas as áreas do hospital envolvidas direta ou indiretamente nos cenários de prática dos cursos apresentaram suas rotinas e assuntos de interesse para o bom andamento das atividades. Entre os temas, foram abordados o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), o manual do discente, segurança do paciente, Código de Ética e Conduta da Rede Ebserh e relações interpessoais.

Sobre a Rede Ebserh

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Imagens:

Com informações do HUJB-UFCG/Ebserh