Notícias Notícias

Voltar

Cipa/HUJB realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes de forma on-line

Evento

Cipa/HUJB realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes de forma on-line

Evento contou com três dias de programação e foi encerrado com uma ação beneficente

Cajazeiras (PB) - Aconteceu entre os dias 27 e 31 de agosto, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) do Hospital Universitário Júlio Bandeira – HUJB/UFCG. O objetivo da iniciativa, que ocorre anualmente, é promover a saúde do trabalhador por meio da conscientização acerca de acidentes laborais e doenças ocupacionais. O HUJB é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

Devido à pandemia de covid-19, este ano a Sipat HUJB ocorreu de forma on-line com o tema “Conhecer para Prevenir”. O evento contou com apresentação de palestras diversas, incluindo: “Riscos Ergonômicos no Ambiente Hospitalar”, ministrada pelo fisioterapeuta Rossini Lucena; e “Estresse e você: Tudo ou Nada a ver?”, ministrada pela psicóloga organizacional Tayrine Matias. A programação finalizou com a palestra sobre “Os aspectos Emocionais do Assédio Moral na Saúde do Trabalhador”, apresentado pelo professor Iarley Pereira, docente do curso de Direito da UFCG e graduando em Psicologia.

Para o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Marcelino Moreira de Lima, ações de promoção da saúde do trabalhador refletem na qualidade do serviço prestado, trazendo ganhos ao paciente e à comunidade de uma forma geral. Ele ressaltou que a saúde do trabalhador não se limita aos aspectos físicos, pois questões emocionais também devem ser consideradas.

Ação beneficente – A Sipat deste ano foi especial. Além de ocorrer de forma remota, garantindo a segurança dos trabalhadores em meio à pandemia, teve um caráter beneficente também. A ação de encerramento contou com arrecadação e distribuição de fraldas geriátricas, produtos de higiene e máscaras de proteção, para atender dois abrigos de idosos da cidade: o Lar Reencontro, que abriga oito idosos, e o Lar Lucas Zorn, que conta com 21 idosos.

SOBRE A REDE EBSERH

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.