Notícias Notícias

Voltar

HUJB realiza pesquisa de satisfação dos usuários

Qualidade

HUJB realiza pesquisa de satisfação dos usuários

Ouvidoria entrevistará 418 pacientes e acompanhantes de 22/10 a 07/12/2018

Cajazeiras (PB) – A Ouvidoria do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e à Rede Ebserh, está realizando o segundo Ciclo da Pesquisa de Satisfação dos Usuários até o dia 7 de dezembro. Pacientes e acompanhantes terão a oportunidade de opinar sobre o funcionamento do HUJB, por meio da Pesquisa de Satisfação realizada pela Ouvidoria. Serão entrevistados 418 usuários, sendo 325 do Pronto Atendimento e 32 da unidade de internação. O questionário está sendo aplicado com auxílio de tablets.

Este é o segundo ciclo do estudo, aplicado duas vezes por ano. Para responder às perguntas, não é preciso se identificar. Os participantes avaliam sete itens sobre a infraestrutura e o atendimento nas recepções, além dos profissionais da área de saúde, incluindo temas como limpeza, conforto e tempo de espera, além de ser possível dar uma nota para a avaliação geral do hospital. 

Essa pesquisa segue as diretrizes do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) e visa a promoção da gestão de excelência na administração pública, contribuindo para a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Isso está previsto no decreto nº 9.094/2017, que assegura a participação do cidadão na avaliação e na melhoria dos serviços prestados, e na Lei nº 13.460/2017, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

Os resultados serão publicados no site do HUJB. “A pesquisa gera um relatório sobre os pontos eficientes da instituição e aponta onde está sendo necessário investir em melhorias”, explica a ouvidora do HUJB, Eugênia Diniz.

A pesquisa está sendo realizada simultaneamente em 35 hospitais filiados à Rede Ebserh e é uma iniciativa da Ouvidora-geral da empresa. O estudo ocorre desde 2013 e atende ao Ddcreto 6.932/2009, que assegura a participação do cidadão na avaliação dos serviços prestados pelos órgãos públicos federais. 

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUJB-UFCG é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUJB-UFCG