Notícias Notícias

Voltar

HUJB promove ações alusivas à prevenção ao câncer de mama e ao de colo do útero

Outubro Rosa

HUJB promove ações alusivas à prevenção ao câncer de mama e ao de colo do útero

Atividades educativas objetivam discussão sobre a promoção da saúde no público feminino

Cajazeiras (PB) – Ao longo desse mês, o Hospital Universitário Júlio Bandeira, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande e à Rede Ebserh (HUJB-UFCG/Ebserh), aderiu à campanha Outubro Rosa e promoveu várias ações com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da prevenção, dos cuidados e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero.

As atividades, realizadas por meio da Unidade de Saúde da Mulher, Divisão Médica, Grupo de Humanização e pelos alunos de Medicina e Enfermagem da UFCG, constituíram-se em exibição de vídeos com depoimentos e conteúdo informativo nas salas de espera, entrevistas dos especialistas do HUJB nas rádios da região e palestras dos alunos da disciplina de Saúde da Mulher abordando a importância da prevenção contra o câncer.

A chefe da Divisão Médica, Kévia Katiúcia, lembrou o quanto o medo do câncer ainda é disseminado na sociedade, sendo necessário conhecimento e educação para que as mulheres possam conhecer melhor o próprio corpo. “O câncer é uma realidade e é parte da vida das pessoas. Então, é preciso falar disso e, principalmente, incentivar a prevenção”, disse.

Prevenção e humanização

A programação incluiu ainda atividade de promoção de saúde, nas recepções do hospital, intitulada “Dia Rosa”. Essa atividade contou com a participação dos estudantes de medicina e enfermagem da UFCG que distribuíram material educativo e símbolos alusivos à campanha e puderam esclarecer dúvidas sobre esse importante tema. Para as servidoras do hospital, foram ofertados consultas e exames, em caso de indicação. A ação foi voltada para as colaboradoras na faixa etária preconizada para o rastreio de câncer de mama e câncer de colo do útero.

O Grupo de Humanização, em conjunto com a Equipe Multidisciplinar, realizou uma oficina com o tema “Quem ama cuida-se e merece ser cuidada”, que consistiu na oferta de cuidados de beleza como pintura de unhas, design de sobrancelhas, maquiagem, massagem relaxante e aula de crochê. Segundo a pedagoga do HUJB, Idelane Silva, a oficina teve como objetivo trabalhar a autoestima feminina, que é fruto não só de fatores emocionais, mas também de fatores físicos. “É essencial que se pratique algumas ações de autocuidado, como dar atenção à sua saúde, tirar um tempo para olhar para si mesma e fazer algo de que verdadeiramente goste”, disse.

O encerramento de todas as atividades alusivas ao Outubro Rosa aconteceu com o Curso de Atualização em Colposcopia [exame para avaliar o colo do útero e os tecidos da vagina] e Citologia Oncótica [conhecido como Papanicolau, trata-se de exame preventivo do colo do útero], oferecido pela Unidade de Saúde da Mulher, aos colaboradores e estudantes de enfermagem e medicina da UFCG. O evento aconteceu no auditório da ETSC – Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras.

Sobre a Rede Ebserh

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Imagens:

Com informações do HUJB-UFCG/Ebserh