Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário Júlio Bandeira promove vacinação contra a influenza para colaboradores

PREVENÇÃO

Hospital Universitário Júlio Bandeira promove vacinação contra a influenza para colaboradores

Ação foi organizada pelo Sost, e as doses foram cedidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras

Cajazeiras (PB) – O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vinculado à Rede Ebserh, realizou esta semana uma campanha de vacinação contra a Influenza entre seus colaboradores. O período de vacinação começou no dia 20 deste mês, e a ação foi encerrada nesta quinta-feira (26), a partir de cronograma e horários definidos pelo serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) do HUJB.

Segundo informações do técnico em segurança do trabalho Rayvon Santos, as vacinas que estão sendo utilizadas no HUJB foram cedidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras, totalizando cerca de 310 doses. Para ter acesso à imunização, que ocorrerá na sala de reuniões do hospital, o colaborador precisa apresentar um documento de identificação e levar o cartão de vacina, caso o possua.

Este ano, o Ministério da Saúde alterou o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra Influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, essa imunização específica vai auxiliar os profissionais de saúde, neste momento, na exclusão do diagnóstico para Covid-19. Além disso, a vacinação contra a gripe ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

Composta por vírus inativado, a vacina é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Sobre a Rede Ebserh

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.