Ouvidoria Ouvidoria

A Ouvidoria é um órgão de apoio estratégico e especializado de caráter mediador e explicativo, eficaz e eficiente na busca de soluções de conflitos e agente promotor de mudanças. É um canal de comunicação com dirigentes, professores, estudantes, pesquisadores, prestadores de serviços, fornecedores, colaboradores e, sobretudo, os cidadãos.

Implantada no HUJB em 2013, oficializada conforme Portaria nª 13 de 28 de fevereiro de 2014, a Ouvidoria do HUJB também realiza periodicamente a Pesquisa de Satisfação dos Usuários, uma iniciativa da Ouvidoria Geral da Ebserh.

A ouvidoria é um canal para você apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. No serviço público, a ouvidoria é uma espécie de “ponte” entre você e a Administração Pública.

Ao receber sua manifestação, a Ouvidoria, analisará, orientará, encaminhará às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responderá a sua manifestante e a concluirá.

Como fazer uma manifestação?

A manifestação pode ser feita de forma presencial, pela Internet, por carta, ou por telefone, e pela plataforma Fala.BR.

Quais são os tipos de manifestação?

SIMPLIFIQUE: Se você acha a prestação de um serviço público muito burocrática, poderá apresentar solicitação de simplificação, por meio de formulário próprio, denominado Simplifique!

SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;

ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;

SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;

RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público; e

DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO: Se você quer ter acesso à informação pública.