Saúde Saúde

 

Antes da composição do quadro de pessoal o HUJB-UFCG realizava apenas atendimentos em pediatria: ambulatoriais (pronto atendimento pediátrico clínico) e hospitalares (internação pediátrica clínica).

O principal acesso a Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico continua sendo por demanda espontânea. A referência do serviço é para pediatria geral, para tratamento das doenças e agravos de natureza clínica, agudas ou crônicas, mais comuns na infância e adolescência. A partir do dia 20 de janeiro de 2020 a unidade passará a atender crianças até menores 14 anos, 11 meses e 29 dias, e com idade mínima de 29 dias de vida.

Com a estruturação do hospital, o acesso aos serviços especializados está sendo realizado de forma regulada, reposicionando o hospital na Rede de Atenção à Saúde da região. Em julho de 2018 o hospital passou a regular as vagas de consultas e exames de apoio diagnóstico pela Central de Marcação de Exames e Consultas de Cajazeiras, passo importante para o fortalecimento do papel do hospital como unidade de referência em atenção especializada no Sistema Único de Saúde (SUS). Visando a integralidade e a continuidade do cuidado, o HUJB-UFCG busca garantir o agendamento das consultas de retorno e os exames solicitados que são oferecidos pelo hospital.

O HUJB-UFCG realiza atendimentos ambulatoriais/consultas nas especialidades de pediatria, ginecologia, obstetrícia (acompanhamento pré-natal de alto risco), otorrinolaringologia, clínica médica, cirurgia geral, urologia, cardiologia e infectologia. Além das especialidades médicas, também oferece vagas para consultas/atendimentos/acompanhamentos de profissionais de nível superior na atenção especializada (psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional), além dos atendimentos de enfermagem, serviço social, pedagogia e odontologia.

Atualmente o hospital oferece exames diagnósticos em análises clínicas, radiografia, ultrassonografia (simples e com Doppler), colposcopia, ecocardiográfica transtorácica e eletrocardiografia.

Em outubro de 2018 o HUJB-UFCG passou a realizar cirurgias eletivas, iniciando pelas cirurgias ginecológicas. Em 2019 o hospital também passou a realizar cirurgia geral, cirurgias de otorrinolaringologia e de urologia, tanto hospitalares como ambulatoriais.

Mais recentemente foi implantado o ambulatório de Planejamento Familiar, com atendimento multidisciplinar para realização de laqueadura tubária e vasectomia.

O acesso aos serviços especializados se dá por encaminhamento dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde, de Cajazeiras e outros municípios, conforme pactuação entre os gestores de saúde. E são agendados seguindo a rotina da Central de Marcação de Exames e Consultas de Cajazeiras.