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Sistemas

O AGHU – Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários é o sistema padrão de utilização no HUJB para todas as atividades assistenciais e administrativas.

Seu desenvolvimento foi iniciado em maio de 2009 com o fechamento de um acordo entre o Ministério da Educação e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre com o objetivo de gerar um software de gestão hospitalar padrão para todos os Hospitais Universitários Federais.

Ele informatiza processos clínicos de atendimento ao paciente, como prontuário, prescrição, exames, atendimento ambulatorial, entre outros. Padroniza os processos e possibilita o planejamento de ações assistenciais. Também provê um canal de comunicação entre os diversos profissionais que atuam nos processos do hospital para suporte na tomada de decisão.

O AGHU possui diversos módulos assistenciais e administrativos. No HUJB atualmente estão implantados os seguintes módulos:

 

 

SGS

O SGS - Sistema de Gerenciamento de Serviços automatiza os serviços do HUJB que tratam incidentes ou requisições. Ele fornece gestão, produtividade, qualidade e relatórios.

O SGS é uma ferramenta GLPI de código aberto desenvolvida pela Teclib a partir de 2015 com colaboradores e pela INDEPNET de 2003 a 2015.

Um usuário que identifica um problema, precisa de alguma ajuda ou tem uma solicitação abre um chamado no SGS direcionado para o tipo de serviço desejado (TI, Infraestrutura, Farmácia, entre outros) e a equipe específica irá atendê-lo até solucionar o caso.

 

SGA

O SGA - Sistema de Gerenciamento do Atendimento é utilizado no gerenciamento de filas e fluxo de atendimento presencial aos pacientes no hospital.

Esse sistema foi desenvolvido pela DATAPREV e se baseia em tecnologias de software livre e código aberto.

Ele oferece o controle de filas de atendimento através de emissão de senhas e chamada das mesmas através de painéis.

O SGA é utilizado na Unidade de Pronto Atendimento e na Unidade de Saúde da Mulher.

O HUJB BI é o serviço de Business Intelligence (BI) que se refere ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações ofertadas à gestão do negócio.

Ele utiliza a ferramenta Power BI da Microsoft, que tem como objetivo fornecer visualizações interactivas e recursos de BI com uma interface simples.

Essa ferramenta apresenta relatórios dos diversos serviços do hospital. O HUJB BI fornece tanto visões históricas quanto atuais que contribuem para a tomada de decisão gerencial e operacional.

SEI

O SEI - Sistema Eletrônico de Informações é a ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos.

Essa plataforma desenvolvida pelo TRF4 engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual.

Ele é utilizado para produção e assinatura de documentos, tramitação e acompanhamento dos processos administrativos de forma online. Também possibilita a atuação simultânea das diversas unidades em um mesmo processo. E ainda aumenta a produtividade e diminui o uso do papel no HUJB.

O Colegiado Executivo do HUJB oficializou, em 1º de abril de 2019, a implantação do SEI através da Portaria nº 34 de 26 de março de 2019.

 

Consulte o Procedimento Operacional Padrão para uso do SEI 

OPodprtaria nº 34, de 26 de março de 2019

O curso online sobre o SEI pode ser feito nos seguintes meios:

A Ebserh disponibiliza uma plataforma de treinamento.

 

Portaria de Instituição do SEI no HUJB: