Hospital Universitário Julio Müller - HUJM

Universidade Federal do Mato Grosso

Saúde Saúde

Banco de Leite Humano Banco de Leite Humano

O Banco de Leite Humano (BLH) do  Hospital Universitário Júlio Müller é responsável pela captação, processamento, pasteurização e armazenamento do leite materno disponibilizado para o aleitamento de recém-nascidos e prematuros, que não podem ser amamentados pela mãe. O Hospital tem 10 leitos de UTI Neonatal e 05 Leitos na Unidade de Cuidados Intermediários e Método Canguru. Por ser uma Maternidade referência para partos de alto risco, a ocupação dos leitos é elevado, aumentando também a demanda de leite materno. Isso porque os bebês vão crescendo e ganhando peso, o que eleva o volume da dieta das crianças.

Perguntas frequentes:

1. Quem pode doar? 

As mulheres que tenham ter realizado o pré-natal, estar com todas as vacinas em dia para estar aptas para doação.

2. Onde doar? 

O BLH fica nas dependências do HUJM, funcionando de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h. 

3. Como a doação é realizada? 

A doadora pode entrar em contato pelo número abaixo. Será feita uma triagem de avaliação rápida para saber se a mamãe pode ser doadora. Será feito um cadastro e marcada a primeira visita no domicílio, quando a doadora receberá orientações técnicas para coleta e armazenamento domiciliar. As visitas são semanais.

4. Todo leite doado fica na unidade de saúde?

O HU não tem volume suficiente para distribuir para outros hospitais. O leite doado é usado na dieta nas crianças internadas. 

5. Como obter mais informações?

Mais informações pelo telefone: (65) 3615.7203