Hospital Universitário Julio Müller - HUJM

Universidade Federal do Mato Grosso

Institucional Institucional

Exames Exames

Exames

Exames

No HUJM são oferecidos exames de baixa, média e alta complexidade, dentre eles, exames laboratoriais; exames de imagens; endoscopia e colonoscopia; exames por métodos gráficos (eletrocardiograma e eletroencefalograma); e exames oftalmológicos.

Para que o usuário faça um exame no HUJM, ele deverá ter passado por uma consulta médica no próprio Hospital ou então ter o exame agendado pela Central de Regulação do SUS, após pedido médico de outro serviço autorizado. O médico fará a solicitação dos exames necessários e entregará para o usuário uma Autorização de Procedimento Ambulatorial (APA).

Com os pedidos de exames, o usuário se dirige ao CEMEC e entrega esta autorização para a recepcionista, que solicitará o exame para a Central de Regulação. A atendente entregará o protocolo de agendamento para o usuário. Quando ocorrer a liberação no sistema, o CEMEC entrará em contato com o usuário para comunicá-lo da data e horário do exame.

Importante saber - As marcações de exames, consultas e procedimentos do HUJM são reguladas pela Central de Regulação SMS-SUS. É de responsabilidade do HUJM enviar a agenda de oferta de serviço para o mês subsequente, impreterivelmente, até o dia 15 de cada mês, via e-mail ou via fax e, em casos de necessidade de alteração, comunicar via fone.

 

Endoscopia Digestiva Alta

A endoscopia digestiva alta, também chamada de gastroenteroscopia, gastroduodenoscopia ou simplesmente endoscopia, permite ao médico examinar a mucosa da parte superior do seu trato gastrintestinal, que inclui esôfago, estômago e duodeno.

Colonoscopia

A colonoscopia é a endoscopia do cólon e do reto (intestino grosso).

Colangio—Pancreatografia Retrógada (CPRE)

A CPRE é um exame indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem as vias ou canais biliares e extra-hepáticos e o canal pancreático principal (ducto de Wirsung).

Broncoscopia

Exame endoscópico das vias respiratórias que permite a visualização e a manipulação da cavidade nasal, da faringe, da laringe, das cordas vocais, da traqueia e da árvore brônquica.

Histeroscopia

A histeroscopia diagnóstica é um tipo de exame que tem por objetivo a visualização interna do útero para ajudar o médico a diagnosticar possíveis lesões. O exame deverá ser realizado na primeira quinzena da menstruação e quando a mulher já não estiver menstruada.

Cistoscopia

Cistoscopia (ou ureteroscopia) é um exame endoscópio das vias urinárias baixas que possibilita uma visibilização ótica dos segmentos uretrais, do interior da bexiga e da porção terminal dos ureteres.

 

 

Exames realizados pela Oftalmologia:

1. Tonometria

2. Fundoscopia

3. Gonioscopia

4. Mapeamento de Retina com Gráfico

5. Campimetria

6. Capsulotomia Yag Laser

7. Iridotomia a Laser

8. Microscopia Especular

9. Teste Ortoptico

10. Retinografia

11. Topografia

12.Paquimetria

13. Estereofoto de Papila

14. Biometria

15. Biomicroscopia de Fundo de Olho

16. Ultrassom de Globo Ocular

17. Angiografia. Preparo: por se tratar de um exame com contraste, o paciente tem que estar em jejum de 4 horas e 2 horas sem beber água.

18. Curva Diária de Pressão Ocular—CDPO. Preparo: o paciente permanece no hospital das 7 horas até às 17h30 porque o exame é repetido a cada uma hora.

Alguns são realizados durante a consulta e outros regulados pela Central.

Telefone para informações: (65) 3615.7255

Local: Ambulatório II-A

 

 

Audiometria

É um exame que avalia a capacidade do paciente para ouvir sons.  O exame não requer preparo prévio nem suspensão da medicação em uso.

Local: Ambulatório II-A

Impedanciometria

O preparo exige apenas que o paciente esteja com os condutos auditivos limpos e que evite sons muito altos durante as quatorze horas que antecedem o exame.

Local: Ambulatório II-A

 

Espirometria

Marcar o exame próximo a data da consulta.

Preparo: Não tomar café preto, chá mate e chocolate.

Não tomar remédio para o pulmão e não fumar.

Local: Ambulatório II-A

 

 

Urodinâmica

Pacientes de ambos os sexos devem depilar a região genital, urinar em casa e não urinar mais. O exame é realizado às 13 horas.

Local: Ambulatório II-A

 

1. Dermatoscopia

2. Exame Clínico

3. Biopsia

4. Cirurgias Dermatológicas

Telefone para mais informações: (65) 3615.7281

Local: Ambulatório III

 

1. Tuberculose (TB)

2. Hanseníase

3. Hepatites B e C

4. Sífilis

5. Leishmanioses

6. HIV

7. Malária

Saiba que: Não é necessário estar regulado pela Central para fazer os testes rápidos de HIV e Sífilis. Basta ir até o Ambulatório III do HUJM.

Em relação a Malária, o HUJM também é porta aberta. Qualquer pessoa com suspeita da doença, pode procurar o HUJM para fazer o exame.

Se o diagnóstico for confirmado, o paciente receberá orientação e os medicamentos para realizar o tratamento. Será marcada consulta de retorno. Alguns casos podem necessitar de internação.

No HUJM há ainda plantão para os pacientes em tratamento de Leishmanioses. Mas, neste caso, são pacientes já em tratamento pelo hospital e com horário agendado.

Telefone para informações: (65) 3615.7281

Local: Ambulatório III

 

1. Hemograma

2. Bacteriologia

3. Bioquímica

4. Hematologia

5. Imunologia

6. Micologia

7. Parasitologia

8. Analise de Urina

9. Análises parasitológica das fezes e outras.

O preparo varia de acordo com o tipo de exame. Verificar com o profissional de saúde durante a solicitação do exame.

Os telefones para mais informações são: (65) 3615.7250 ou (65) 3615.7350.

Local: No Laboratório

 

O HUJM realiza diversos tipos de exames de imagem, como Raio X, Ultrassom e Tomografia. 

Na Carta de Serviços aos Cidadãos consta a lista completa de exames, das páginas 29 a 34.